Cuiabá, sábado, 27/04/2024
10:16:38
informe o texto

Notícias / Geral

25/02/2023 às 16:08

Número de participantes no Sisu volta a subir após 8 anos em queda

Nordeste é região com mais inscritos; Inscrições foram encerradas na sexta-feira

Por G1

Número de participantes no Sisu volta a subir após 8 anos em queda

Foto: Reprodução

No total, 1.073.024 de pessoas se inscreveram no processo seletivo do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) para o primeiro semestre de 2023, de acordo com o ministro da Educação, Camilo Santana. Como cada inscrito pode escolher até dois cursos, foram registradas 2.062.815 de inscrições.

O número é 1,76% maior do que o registrado na seleção para o primeiro semestre de 2022, quando foram contabilizadas 2.032.674 de inscrições e 1.054.474 de inscritos. É a primeira vez em pelo menos 8 anos que o número aumenta em relação ao ano anterior.

O Sisu é o programa do Ministério da Educação (MEC) que seleciona alunos para universidades públicas. As inscrições aconteceram de 16 a 24 de fevereiro, prazo que também foi ampliado em comparação com os anos anteriores.

O resultado da chamada regular será divulgado em 28 de fevereiro.

A pelo menos 8 anos, o MEC vinha registrando queda nos números de inscritos e de inscrições do Sisu.

Em uma rede social, o ministro afirmou que o Sisu voltou a crescer. "Garantimos não apenas um período de tranquilidade, para que os estudantes pudessem se candidatar a seus cursos de interesse sem intercorrências, como também conseguimos aumentar o número de inscritos em relação ao ano passado, revertendo uma curva constante de queda que vinha pelo menos desde 2017", registrou.

Nordeste lidera no número de inscritos

De acordo com Camilo Santana, a região Nordeste foi a que registrou o maior número de inscritos, enquanto o Centro Oeste foi a região com menos candidatos no primeiro Sisu de 2023.

Confira a % de inscritos por região:
Nordeste: 40,1%
Sudeste: 33,8%
Sul: 9,5%
Norte: 8,8%
Centro Oeste: 7,8%

Cronograma do Sisu 2023
Resultado da chamada única: 28 de fevereiro
Matrícula ou registro acadêmico: 2 a 8 de março
Manifestação de interesse em participar da lista de espera: 28 de fevereiro a 8 de março
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet