Cuiabá, quinta-feira, 02/05/2024
05:48:10
informe o texto

Notícias / Política

02/03/2023 às 16:05

Diego propõe PL que prevê exploração econômica de espaços públicos em MT

Prática já vem sendo estudada pelo governo estadual

Eduarda Fernandes

Diego propõe PL que prevê exploração econômica de espaços públicos em MT

Foto: Governo de MT

No mundo do esporte, o termo Naming Rights já é bastante conhecido. Trata-se da cessão onerosa de nomes de espaços públicos e eventos públicos, uma forma de a administração pública fazer exploração comercial. Em Mato Grosso, a prática já vem sendo estudada pelo governo estadual e esta semana também passou a constar em um projeto de lei apresentado pelo deputado estadual Diego Guimarães (Republicanos).

A proposta de Diego estabelece algumas regras para a cessão onerosa e foi lida em plenário durante a sessão dessa quarta-feira (1º).

A título de exemplificação, o nome da Arena Pantanal, em Cuiabá, poderia ser substituído por alguma marca mediante contrato entre uma empresa e o Governo do Estado. Esse é caso, por exemplo, da Arena Neo Química, antes denominada Arena Corinthians, um estádio em São Paulo de propriedade do Sport Club Corinthians Paulista.

O artigo 5º do projeto de lei, estabelece que a cessão onerosa não implica na transferência de domínio do bem e tampouco permite a interferência do cessionário sobre a sua efetiva utilização pela população. Além disso, a marca comercial e os elementos de publicidade, bem como os produtos, serviços ou atividades relacionados, deverão ser compatíveis com a finalidade e a imagem intrínseca do espaço ou do evento cuja denominação é objeto da cessão.

Neste contexto, o PL veda a cessão à denominação vinculados ao tabagismo, alcoolismo, armamentismo, consumo de drogas ou similares, aqueles de cunho pornográfico, conteúdo potencialmente discriminatório, incitação à violência ou que faça apologia ao crime.

O contrato poderá ser rescindido quando houver superveniência de atos ou fatos que prejudiquem a respeitabilidade ou a credibilidade do nome atribuído, com potencialidade de causar dano ao poder público ou degradação do valor social do espaço ou evento.

A proposta não define de que forma deve ser aplicado o recurso oriundo de eventuais contratos. 
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet