Cuiabá, domingo, 28/04/2024
05:07:39
informe o texto

Notícias / Agro e Economia

05/03/2023 às 15:40

Como transferir dinheiro para amigos no WhatsApp

Recurso no aplicativo permite fazer transferências bancárias sem sair das conversas

Do G1

Como transferir dinheiro para amigos no WhatsApp

Foto: REUTERS/Thomas White

A autorização do Banco Central para o WhatsApp lançar o recurso em que usuários podem comprar com cartões de crédito, de débito e pré-pagos dentro de conversas voltou a chamar atenção para o serviço de pagamentos do aplicativo.

Lançado em maio de 2021, o recurso do WhatsApp permite fazer transferências instantâneas e sem taxas, mas dependia dessa liberação para poder ser usado em pagamentos para empresas.

O BC determinou na última quinta-feira (2) que, mesmo com a autorização, o app deverá aguardar no mínimo 30 dias antes para disponibilizar a funcionalidade. Segundo a autarquia, esse intervalo é necessário para informar todos os parceiros, respeitando princípios concorrenciais.

O chefe do WhatsApp para a América Latina, Guilherme Horn, informou que o pagamento de usuários para empresas em conversas no aplicativo será liberado "em breve".

Enquanto isso não acontece, só é possível fazer transferências entre pessoas físicas. Confira abaixo como configurar o recurso do WhatsApp que permite enviar dinheiro para amigos.

- Na tela da conversa, toque sobre o ícone "R$" – outra opção é clicar no ícone do clipe de papel e selecionar "Pagamento";
- Digite o valor da transferência e, se quiser, escreva um recado;
- Na primeira transferência pelo WhatsApp, é preciso cadastrar um cartão clicando em "Começar";
- Na tela seguinte, leia os detalhes sobre o recurso e selecione "Continuar";
- Marque a caixa de seleção para indicar que você concorda com os termos e toque em "Continuar";
- Crie uma senha de seis dígitos e confirme a opção – também é possível cadastrar a impressão digital se o celular tiver o leitor;
- Insira seus dados (nome completo, CPF e CEP) e toque em "Avançar";
- Adicione seu cartão de crédito;
- Verifique seu cartão pelo app do banco ou por e-mail;
- Para concluir a transferência, toque em "Enviar pagamento" – se quiser completar o processo, mas não quer fazer a transferência, toque em "Continuar".

Também é possível pedir uma transferência de um contato. Para isso, basta clicar no ícone de "R$", selecionar a aba "Solicitar" e informar o valor desejado.

Depois de configurar seu método de pagamento, é possível adicionar ou remover cartões a qualquer momento. Para revisar os dados cadastrados, basta clicar em ⋮ (Mais opções) no Android ou em "Configurações" no iPhone e, em seguida, selecionar a opção "Pagamentos".

ATENÇÃO: criminosos podem roubar perfis de WhatsApp para pedirem dinheiro para os contatos da vítima. Se você receber algum pedido de dinheiro pelo aplicativo, o mais indicado é conversar com a pessoa por outro meio, como telefone, para confirmar que ela realmente enviou a mensagem.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet