Cuiabá, domingo, 12/05/2024
22:44:58
informe o texto

Notícias / Geral

19/03/2023 às 08:56

Após esperar 1h por leito de UTI, criança de 2 anos morre em UPA de Sinop

Essa já é a segunda morte de criança registrada na unidade de pronto atendimento do município neste mês

Gabriella Arantes

Após esperar 1h por leito de UTI, criança de 2 anos morre em UPA de Sinop

Foto: Divulgação

Uma criança de dois anos que havia dado entrada na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Sinop acabou vindo a óbito após esperar 1 hora por um leito em uma Unidade de terapia intensiva (UTI), nesse sábado (18). 

A prefeitura do município enviou uma nota de esclarecimento à imprensa. Conforme o documento, a paciente apresentava um quadro clínico bastante grave e a primeira avaliação indicou a necessidade de uma UTI pediátrica com urgência. 

De acordo com o documento, foi buscada a transferência da criança através do sistema de regulação para um hospital de referência estadual.

A menina aguardou a liberação do leito de UTI por 1 hora, até que o sistema identificou, apenas, no município de Cáceres. Segundo a nota, durante esse período, a paciente permaneceu recebendo todos os cuidados semi-intensivos da equipe multiprofissional que compõe o quadro clínico da unidade. 

Com um quadro clínico agravado e evoluindo rapidamente, a criança parou de responder aos estímulos e acabou morrendo.
 
De acordo com o município,  não há registros de consultas ou qualquer outro tipo de atendimento médico a essa paciente na UPA de Sinop, antes de sábado.

Outro caso

Essa já é a segunda morte de criança registrada na UPA de Sinop neste mês. No dia 8 de março, Manuella Tecchio, de 3 anos,  morreu após receber atendimento na unidade. A menina deu entrada na UPA apresentando sintomas gripais e tosse seca. 

A Prefeitura de Sinop determinou que o Instituto de Gestão de Políticas Públicas (IGPP), organização social de saúde, instale sindicância interna e afaste a médica responsável pelo atendimento da criança. 

Confira a nota da Prefeitura de Sinop na íntegra:

A Unidade de Pronto Atendimento de Sinop [UPA 24 horas] teve a admissão de uma criança [02 anos] no final da tarde deste sábado, 18, apresentando um quadro clínico bastante grave; 

A primeira avaliação da paciente indicou a necessidade de uma UTI pediátrica com urgência; 

Uma vez que as unidades de pronto atendimento não são capacitadas para casos de alta complexidade [UTI], foi buscado a transferência da paciente, através do sistema de regulação [SISREG], para um hospital de referência estadual; 

Enquanto aguardava a liberação do leito de UTI pediátrica [período de, aproximadamente, 1 hora], que, por sua vez, o sistema identificou, apenas, no município de Cáceres, a paciente permaneceu recebendo todos os cuidados semi-intensivos da equipe multiprofissional que compõe o quadro clínico da UPA de Sinop; 

Com um quadro clínico bastante agravado e evoluindo rapidamente, parou de resistir aos estímulos; 

Não há registros de consultas ou qualquer outro tipo de atendimento médico à essa paciente na UPA de Sinop, antes deste sábado.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet