Cuiabá, sábado, 04/05/2024
08:16:47
informe o texto

Notícias / Política

22/03/2023 às 08:17

Controlador interno da Prefeitura de Cáceres é empossado como presidente da Audicom

Ele sucederá Leonardo Luiz Artuzi, controlador interno da Prefeitura de Primavera do Leste

Leiagora

Controlador interno da Prefeitura de Cáceres é empossado como presidente da Audicom

Foto: Governo de MT

O controlador interno da Prefeitura de Cáceres, Robson Máximo da Costa, foi empossado como presidente da  Associação dos Auditores e Controladores Internos dos Municípios de Mato Grosso (Audicom-MT), durante o biênio 2023-2024. Ele sucederá Leonardo Luiz Artuzi, controlador interno da Prefeitura de Primavera do Leste.

“Firmo publicamente o compromisso de fazer o necessário para garantir os direitos dos colegas controladores internos, buscar avanços institucionais e me coloco, ou melhor, coloco a diretoria da Audicom à disposição da sociedade para proteger e melhorar as instituições públicas”, afirmou o novo presidente durante a 
cerimônia de posse da nova diretoria, realizada na segunda-feira (20), no auditório da Controladoria Geral do Estado (CGE), em Cuiabá.

Para Robson, é necessário desmistificar o papel do controle interno para os gestores públicos. Ele defende a aproximação do controlador interno com a gestão. "O foco é proteger o erário para entregar produto de qualidade à população”, observou.

Ao prestigiar a cerimônia, o secretário-controlador geral do Estado, Paulo Farias, destacou que a posse da nova diretoria da Audicom ocorre no momento em que os órgãos de auditoria interna repensam o seu motivo de existir. Por isso, é grande o desafio da nova diretoria.

“A visão da auditoria interna mudou nos últimos anos. Hoje, ela deve ser vista como um parceiro estratégico das organizações. Atuando em cooperação com as áreas de negócios para identificar riscos e oportunidades de melhoria, ajudando os órgãos a alcançarem seus objetivos institucionais. Todo este contexto só reforça o ônus e a responsabilidade que vocês estão assumindo aqui neste momento, e que eu assumi há pouco mais de 80 dias.”

Neste contexto de ressignificar a atividade de auditoria interna, Paulo Farias observou que a atuação da CGE-MT será norteada em três princípios nos próximos quatro anos: integridade, eficiência e cooperação. O terceiro deles vai fundamentar não só o trabalho junto aos órgãos do Governo de Mato Grosso, de ajudá-los a alcançar seus objetivos institucionais, mas também a parceria com os controles internos das Prefeituras e Câmaras Municipais.

Prova disso foi o acordo de cooperação firmado entre a CGE e a Audicom-MT para o compartilhamento de conhecimentos, metodologias e técnicas de atuação. “Vocês não estarão sozinhos nesta batalha. Vamos trabalhar junto com a Audicom e demais órgãos de controle para aprimorar a capacitação dos profissionais da área e para promover boas práticas de auditoria interna, de modo a garantir a eficiência e a efetividade do trabalho”, disse o secretário da CGE.

Compreensão

O auditor substituto de conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE-MT), Luiz Henrique Lima, destacou que um dos desafios do controle interno é convencer os gestores sobre a importância da atividade para ajudar as organizações no alcance de seus objetivos. “Ainda observo uma grande incompreensão em relação ao papel do controle interno. O controle interno existe para ajudar os gestores, evitando problemas muito maiores. Os controladores e auditores internos cumprem um papel fundamental para o êxito de qualquer gestão. E a lealdade deles, em primeiro lugar, não é ao chefe do Poder a que estão vinculados e sim, à população, porque são uma carreira de Estado, cumprem uma função nobre, prevista na Constituição Federal.”

O superintendente da Controladoria Geral da União (CGU) em Mato Grosso, Daniel Gontijo Motta, reforçou a fala do auditor do TCE quanto aos desafios do controle interno. “Temos a clareza de que o papel de toda controladoria, em qualquer das suas funções, seja de ouvidoria, auditoria, controle e corregedoria, é a melhoria da gestão para entregarmos melhores serviços ao cidadão. O gestor precisa ter essa percepção para não nos ver como alguém que dificulta a administração pública. E nós, profissionais do controle, também temos de ter esta visão sobre o que estamos entregando de fato à sociedade”, comentou.

Empossados

Os empossados na diretoria da Audicom para 2023-2024 foram:

Presidente: Robson Máximo da Costa, controlador interno do Poder Executivo de Cáceres;

Vice-presidente: Luciene Morais Coradini, controladora interna do Poder Executivo de Aripuanã;

1ª tesoureira: Luciana Duarte Felisberto, controladora interna do Poder Legislativo de Tangará da Serra;

2ª tesoureira: Keila Martim, controladora interna de Ipiranga do Norte;

Diretor-Geral: Hebertt Vilarruel, controlador interno do Poder Executivo de Alta Floresta;

Diretora Regional da Região Noroeste: Karla Fernanda Garcez, controladora interna do Poder Executivo de Nova Maringá;

Diretor Regional da Região Oeste: Lucas Pinheiro Sposito, controlador interno do Poder Legislativo de Cáceres;

Diretor Regional da Região Sul: Diego Paranhos Correia, controlador interno do Poder Executivo de Jucimeira;

Também integram a nova diretoria, mas não puderam comparecer à solenidade de posse:

Secretária-geral: Marina Silva Lago, controladora interna do Poder Legislativo de Várzea Grande;

Diretor de Ética: Leonardo Luiz Artuzi, controlador interno do Poder Executivo de Primavera do Leste;

Diretor Regional da Região Araguaia: Jaílson Evangelista Bezerra, controlador interno do Poder Executivo de Cocalinho;

Diretor Regional da Região Leste: Edson Paulo dos Santos, controlador interno do Poder Executivo de Paranatinga;

Diretora Regional da Região Norte: Marcele Inês Roos, controladora interna do Poder Legislativo de Lucas do Rio Verde.

Prestigiaram ainda a solenidade de posse: o conselheiro do TCE-MT e supervisor da Escola de Contas, Waldir Teis; o procurador-chefe da União em Mato Grosso (AGU), Amaury Reis Fernandes Filho; o presidente da Associação dos Auditores da CGE-MT (Assae), Jonathas Eide Fujii; a presidente do Observatório Social de Mato Grosso (OSMT), Elda Valim; o presidente eleito do Sindicato dos Profissionais da Área Meio do Poder Executivo de Mato Grosso, Antônio Wagner, e representantes do deputado federal Coronel Assis e do deputado estadual Gilberto Cattani.

 
Com assessoria
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet