Cuiabá, quinta-feira, 02/05/2024
12:44:28
informe o texto

Notícias / Judiciário

31/03/2023 às 07:15

Após 'ignorar' pedido da Sinfra por 14 meses, prefeitura terá 10 dias para analisar autorização para complexo viário

O TCE julgou representação externa apresentada pela Sinfra que alega que o Município extrapolou o prazo para licenciar a obra e tem causado prejuízos

Alline Marques

Após 'ignorar' pedido da Sinfra por 14 meses, prefeitura terá 10 dias para analisar autorização para complexo viário

Foto: Giuseppe Feltrin / Leiagora

A Prefeitura de Cuiabá está há 14 meses 'enrolando' para emitir a autorização para que as obras no Complexo Viária do Leblon sejam iniciadas pela Secretaria de Estado de Infraestrutura. Diante da omissão da administração municipal, o conselheiro do Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT), Sérgio Ricardo, determinou que o Executivo conclua as análises do Projeto de Mobilidade Urbana do Complexo Viário do Leblon em 10 dias. A medida cautelar foi concedida em julgamento singular publicado no Diário Oficial de Contas (DOC) desta quinta-feira (30). 

O julgamento ocorreu por meio de representação de natureza externa (RNE), na qual a Sinfra informou que a demora na aprovação da obra, por parte da Secretaria Municipal de Obras, impede o  licenciamento e a execução do trabalho, ocasionando prejuízos à população da capital. 

De acordo com a Sinfra, a prefeitura tem descumprido com o prazo legal de conclusão do processo administrativo, de 60 dias. Além disso, também aponta a violação ao princípio constitucional da razoável duração do processo, considerando o lapso temporal superior a quatrocentos dias desde o protocolo inicial do projeto perante o município.

“A inércia municipal ocasiona severos prejuízos ao Estado de Mato Grosso e à população da região metropolitana, posto que os  custos  do  empreendimento  aumentam  em  virtude  da  demora  no  seu  início  e  os  cidadãos  se  vêm  privados  de  uma  obra  que  beneficiaria a mobilidade urbana”, diz trecho do processo. 

Diante disso, Sérgio Ricardo destaca que a medida cautelar visa de forma  provisória,  amparar  direito  ameaçado  que  precisa  ser  resguardado  com  urgência, a fim de evitar possível dano grave ou de difícil reparação, ou seja, para a sua concessão.

“Mesmo passados  aproximadamente  14  meses  desde  a  data  do  protocolo  do Ofício nº 005/2022/SAOSPE/SINFRA o  Município  de  Cuiabá,  inexplicavelmente,  ainda  não  concluiu  a  análise  integral  do  procedimento  administrativo,  que, repita-se, tem por objeto colher a autorização com vistas a dar início a implantação das obras do Complexo Viário do Jardim Leblon”, explica o conselheiro na decisão.

Sérgio Ricardo lembra ainda que a Corte de Contas realizou uma reunião  administrativa  entre  a  Prefeitura  de  Cuiabá  e a  Secretaria  de  Estado  de  Infraestrutura  e  Logística  de  Mato  Grosso, buscando  mediar  uma  solução  célere,  objetivando  viabilizar  aprovação  do  referido projeto, oportunidade que o município se comprometeu a adotar providências. 

“Em minha compreensão, resta evidenciado que a demora injustificada da Prefeitura de Cuiabá, em concluir análise dos documentos técnicos apresentados  pela  Sinfra ultrapassa os  limites  da  razoabilidade.

A Sinfra está com o projeto concluído e aguarda a liberação da prefeitura para iniciar as obras que ocorrerá no bairro Jardim Leblon, na Avenida Miguel Sutil. 

 
Com informações da assessoria 
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet