Cuiabá, sexta-feira, 17/05/2024
19:00:09
informe o texto

Notícias / Geral

05/04/2023 às 13:36

Coren e Sisma encontram irregularidades no Hospital Regional de Sorriso

Em alguns setores, não havia enfermeiro responsável e quantidade de técnicos era insuficiente diante da quantidade de pessoas internadas

Leiagora

Coren e Sisma encontram irregularidades no Hospital Regional de Sorriso

Foto: Assessoria

Uma fiscalização conjunta realizada pelo Conselho Regional de Enfermagem de Mato Grosso (Coren-MT) e o Sindicato dos Servidores Públicos da Saúde de Mato Grosso (Sisma-MT), nessa terça-feira (4), encontrou diversas irregularidades no Hospital Regional de Sorriso (420 km ao norte de Cuiabá). Essa não é a primeira vez que a unidade é notificada pelo Coren.

Na ação, o Conselho fiscalizou questões relativas ao exercício profissional na enfermagem e o Sindicato sobre as condições de trabalho e estruturais do hospital. Nos dois casos foram encontradas irregularidades e realizadas notificações.

"Desde 2021 temos notificado o Hospital Regional de Sorriso por conta do subdimensionamento que tem provocado excesso de carga horária dos trabalhadores para prestar o cuidado aos pacientes internados. Temos uma ação civil pública em andamento e iremos apresentar à Justiça que nenhuma atitude foi tomada para resolver o problema", informou a presidente do Coren, Ligia Arfeli.

Com cerca de 150 leitos, o Hospital Regional possui apenas 46 enfermeiros e 123 técnicos para prestar assistência aos pacientes de alta complexidade de trauma, pediatria e materno infantil de 17 municípios da região. Em alguns setores, não havia enfermeiro responsável e quantidade de técnicos era insuficiente diante da quantidade de pessoas internadas.

Já o Sisma realizou notificações para o hospital por não cumprir a carga horária contratada e ainda não pagar hora extras ou compensar o excedente trabalhado com banco de horas. Em relação à estrutura foram encontrados vazamentos, goteiras e rachaduras no prédio, inclusive no centro cirúrgico.

Outro lado

Por meio de assessoria, a Secretaria de Estado de Saúde enviou a seguinte nota:

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) informa que o Hospital Regional de Sorriso ainda não foi oficialmente notificado dos apontamentos. A direção da unidade acompanhou a visita das equipes do Coren-MT, do Sisma-MT e da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa, realizada nesta terça-feira (04.04), e registrou os apontamentos feitos.

Quanto à questão dos profissionais de enfermagem, o Hospital Regional esclarece que foi realizado um Processo Seletivo em fevereiro de 2023; os novos profissionais devem assumir os postos de trabalho no próximo dia 10 de abril. A SES ainda esclarece que o Hospital Regional de Sorriso passa por constante modernização. Já foi concluída a reforma do Pronto Atendimento, da Cozinha, do Refeitório, da UTI Adulto, da nova recepção, do bloco administrativo, da sala de tomografia, além da reestruturação de 32 leitos de enfermaria. Também foram iniciadas a obra do laboratório e a readequação da UTI Neo Natal e do Banco de Leite.

 
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet