Cuiabá, sábado, 27/04/2024
11:37:02
informe o texto

Notícias / Polícia

05/04/2023 às 20:08

Operação prende estelionatário que mantinha escritório de falsificação de documentos

O suspeito responde a mais de 120 processos, nas esferas criminal, civil e fiscal

Leiagora

A Operação Estelião foi deflagrada nesta quarta-feira (5) e policiais cumpriram ordens judiciais expedidas contra um homem investigado por diversos crimes, em especial falsificação de documentos e estelionato. A ação é resultado de uma investigação realizada pela Delegacia Regional de Barra do Garças (509 km a Leste de Cuiabá). 

O suspeito responde a mais de 120 processos, nas esferas criminal, civil e fiscal, respondendo por diversos crimes como falsificação de documentos públicos e particulares, receptação, uso de documento falso, falsidade ideológica, formação de quadrilha, estelionato, entre outros.

Na residência do investigado, os policiais encontraram uma espécie de “escritório” com computadores e impressoras coloridas, além de material indicando a falsificação de outros documentos em nome de terceiros, que seriam utilizados em estelionatos bancários. Além de diversos outros documentos falsificados, incluindo RG, CPF, título de eleitor, CNH, passaporte, carteira de trabalho e cartão do SUS.

As investigações iniciaram após denúncia anônima de que o suspeito estava residindo no município de Barra do Garças, utilizando documentos falsos. Com base nas informações, os policiais conseguiram identificá-lo e levantar seu endereço.

A operação tinha o objetivo de dar cumprimento a mandados de prisão preventiva e busca e apreensão domiciliar expedidos pela 2ª Vara Criminal de Barra do Garças.

Segundo o delegado regional, Wilyney Santana Borges, o suspeito possui executivo de pena no Estado do Rio Grande do Sul que ultrapassa 23 anos de prisão, além de responder a mais de 120 processos junto ao Poder Judiciário daquele Estado, nas esferas criminal, cível ou fiscal.

“Primeiro, ele falsificou uma certidão de nascimento e com esse documento foi possível conseguir os demais, os quais eram materialmente verdadeiros, pois foram concedidos pelos órgãos públicos competentes, mas são ideologicamente falsos”, explicou o delegado.

O processo corre em segredo de justiça e com a prisão do suspeito poderá haver novos desdobramentos.

A ação, deflagrada pela Delegacia Regional contou com apoio operacional da Delegacia Especializada de Roubos e Furtos (Derf), Núcleo de Inteligência, Instituto de Identificação de Barra do Garças e da Polícia Civil do Rio Grande do Sul.

Nome da Operação:

Estelião é uma espécie de lagarto que em suas costas possui manchas parecidas e muitos historiadores dizem que a palavra “estelionato” derivou deste réptil. Nas civilizações antigas as pessoas espertalhonas, velhacas e enganadoras eram comparadas ao referido animal.
Com informações da PJC
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet