Cuiabá, quinta-feira, 16/05/2024
02:58:47
informe o texto

Notícias / Agro e Economia

06/04/2023 às 16:34

Consumidor pode usar o Nota MT para pesquisa de preços de pescados e ovos de Páscoa

Ferramenta utiliza o valor registrado nas notas fiscais emitidas pelos estabelecimentos comerciais, o que traz segurança ao consumidor na hora de adquirir as mercadorias

Leiagora

Consumidor pode usar o Nota MT para pesquisa de preços de pescados e ovos de Páscoa

Foto: Flávio Costa/Sefaz-MT

Com a proximidade da comemoração da Páscoa, os consumidores buscam opções de presentes e ingredientes para celebrar a data. Além da alta nas vendas de chocolates e ovos de páscoa, o período registra um aumento no consumo de itens de peixaria, devido a Semana Santa. Para controlar os gastos e economizar, o cidadão pode consultar o Menor Preço do Nota MT, pelo site ou aplicativo de celular, antes de ir às compras.

O serviço permite que os consumidores consultem os preços praticados em estabelecimentos comerciais de Mato Grosso. Para isso, basta acessar o site ou aplicativo do Nota MT, clicar na opção "Menor Preço" e inserir o nome ou fazer a leitura do código de barras produto que deseja pesquisar.

Ao fazer a pesquisa, o sistema apresenta os valores de diferentes estabelecimentos, o que possibilita ao consumidor comparar e escolher produtos com a melhor relação custo-benefício. O resultado é mostrado partir de alguns parâmetros como a data de venda da mercadoria e a localização, que podem ser alterados conforme a necessidade.

É importante ressaltar que a ferramenta utiliza o valor registrado nas notas fiscais emitidas pelos estabelecimentos comerciais, o que traz segurança ao consumidor na hora de adquirir as mercadorias. Ao comprar em estabelecimentos que emitem notas fiscais, o consumidor ainda colabora com o combate à sonegação fiscal e com a arrecadação estadual, uma vez que a emissão do documento fiscal garante o correto recolhimento dos impostos.

Além pesquisar e comparar os preços, o consumidor cadastrado no programa Nota MT pode participar dos sorteios, com premiações em dinheiro. Para isso, é importante pedir a inclusão do CPF no momento da compra. Cada documento fiscal emitido gera um bilhete que concorrerá a prêmios mensais de até R$ 100 mil.

Direito do consumidor

Os consumidores que vão comprar ovos de páscoa, chocolates e pescados devem, também, ficar atentos quanto à validade, procedência e condições de alimentos. Conforme orientação do Procon Estadual, órgão vinculado à Secretaria de Assistência Social e Cidadania (Setasc), é importante conferir o armazenamento da mercadoria, observando se ela está em local adequado e higienizado.

As embalagens também devem ser conferidas no momento da compra. Elas precisam conter, dentre outras coisas, a composição e características do produto, bem como restrições de consumo. É importante sempre verificar o prazo de validade e não adquirir produtos com rótulos danificados ou pouco legíveis.

Confira aqui todas as orientações do Procon sobre as compras na Páscoa e Semana Santa.

 
Sefaz
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet