Cuiabá, segunda-feira, 29/04/2024
09:41:41
informe o texto

Notícias / Variedades

07/04/2023 às 13:43

Beber água com vinagre de maçã ajuda a emagrecer? Veja respostas de especialistas

Ácido acético estimula a secreção de enzimas digestivas pelo pâncreas, mas não proporciona benefícios 'extras' ao ser tomado em jejum

Do G1

Beber água com vinagre de maçã ajuda a emagrecer? Veja respostas de especialistas

Foto: Pexels

Frases como "acelera o metabolismo", "ajuda a digerir a gordura" e "facilita a eliminação de toxinas" estão entre as alegações feitas por muitas personalidades da internet para justificar a ingestão do vinagre de maçã e até mesmo do limão em jejum pela manhã para auxiliar no emagrecimento.

No entanto, especialistas ouvidos pelo g1 garantem que esse hábito não muda o peso corporal, além de não haver pesquisas científicas comprovando a eficácia de tomar líquidos ácidos para acelerar a perda de peso.

Murilo Pereira, nutricionista especialista em modulação intestinal, explica que, quando o ácido acético (principal constituinte do vinagre) é ingerido em jejum, ele vai automaticamente para o intestino delgado, estimulando a secreção de enzimas digestivas pelo pâncreas. Isso, porém, não reflete em perda de peso.

"Não há uma relação direta [com emagrecimento], existem muitos outros mecanismos envolvidos. Mesma coisa com o limão", diz Murilo. Para haver perda de peso é preciso um déficit calórico, ou seja, ajustar a dieta para ingerir menos calorias do que o organismo gasta diariamente.

"Se a pessoa parar de comer pão com manteiga e bolo, e passar a tomar vinagre com água é claro que vai emagrecer, mas é um conjunto de fatores, e não algo milagroso", diz Murilo Pereira, nutricionista especialista em modulação intestinal.

Mas faz mal?

Jô Furlan, médico e nutrólogo com pós-graduação em Nutrologia pela Associação Brasileira de Nutrologia (Abran), explica que não é recomendado tomar o ácido acético em jejum, especialmente quem sofre com gastrite ou refluxo (porque vai aumentar a acidez no estômago, agravando o problema). Além disso, o médico lembra que, por ser abrasivo, pode comprometer o esmalte dos dentes.

Cíntia Silva, nutricionista e pós-doutoranda do departamento de nutrição da Faculdade de Saúde Pública da USP, lembra que não é preciso fazer malabarismos para consumi-lo. "Basta colocar vinagre na salada", afirma a profissional.

Uma revisão sistemática publicada em 2021 na revista científica Journal of the Academy of Nutrition and Dietetics avaliou o impacto dos variados tipos de ácidos acéticos na saúde. Os resultados apontaram que houve uma diminuição nos níveis da glicose em jejum e de triglicérides totais em pessoas com diabetes tipo 2. Ainda, assim, não se justifica o consumo do vinagre em jejum.

"Ou seja, não é algo que merece ser colocado na prática clínica para todo mundo que tem sobrepeso ou é obeso", analisa Cíntia.

E o limão ajuda a emagrecer?

Há quem substitua o consumo de refrigerante e outras bebidas calóricas por água com limão, o que gera uma redução das calorias consumidas de maneira geral.

No caso da fruta, Furlan explica que é uma ótima fonte de vitamina C e menos ácida que o vinagre, contribuindo para a digestão e sensação de saciedade. De novo, não faz emagrecer.

Outro estudo, publicado em 2022 na National Library of Medicine, demonstrou que beber suco de limão diluído em água, entre outros pontos, aumentou as secreções gástricas. Isso ajuda na digestão, mas não para perda de peso.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet