Cuiabá, sábado, 27/04/2024
10:27:41
informe o texto

Notícias / Política

16/04/2023 às 17:05

Lúdio promete manter pauta indígena permanente em MT

Deputado quer manter debate sobre demarcação de TIs, saúde e educação indígena

Jardel P. Arruda

Lúdio promete manter pauta indígena permanente em MT

Foto: JL Siqueira / ALMT

Manter uma discussão permanente sobre a demarcação de novas terras indígenas, saúde, educação e outros temas relacionados aos povos indígenas, com a realização constante de audiências públicas e debates na Assembleia Legislativa e junto aos outros poderes. Essa é a meta do deputado estadual Lúdio Cabral (PT), após o fim do 1º Acampamento Terra Livre em Mato Grosso (ATL), realizado esta semana em Cuiabá.

“Daqui vamos desdobrar vários encaminhamentos. Vamos fazer um debate específico sobre demarcação. Vamos fazer um debate específico sobre saúde. Vamos fazer um debate específico sobre educação, que já foi iniciado. A pauta vai ser permanente a partir de agora”, afirmou Lúdio, na quinta-feira (13), ao fim da audiência pública realizada no último dia do ATL, na Praça do Monumento a Ulysses Guimarães.

Leia também - Cacique Raoni manda recado a 'brancos' e diz que não aceita PCH, garimpo e madeireiros em terras indígenas

De acordo com o parlamentar, apesar da existência de 43 diferentes povos indígenas em Mato Grosso, é um desafio avançar nas pautas dos povos originários no estado devido ao conflito de interesses com o agronegócio. Por isso, ele entende que somente através da constante pressão dos próprios indígenas, de entidades ligadas aos representantes políticos ligados, será possível conseguir mudanças.

“É o maior de todos os desafios. A mobilização dos povos indígenas, a mobilização daqueles que defendem outro caminho para preservar a vida em Mato Grosso enfrentam a resistência daqueles que detém o poder econômico e querem fazer de Mato Grosso uma grande fazenda para produzir e exportar commodities, grãos e minérios”, afirmou.

Lúdio Cabral é crítico do modelo econômico do agronegócio implantado em Mato Grosso. Para ele, é necessário alterar a matriz produtiva do estado, com foco em sustentabilidade econômica, social e ambiental.

“Esse modelo de exploração econômica está acabando com as águas do nosso território, está acabando com a biodiversidade, está envenenando solo, não é sustentável do ponto de vista ambiental, social e sequer econômico, porque ele se esgota em curto espaço de tempo”, concluiu.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet