Cuiabá, sábado, 27/04/2024
20:02:10
informe o texto

Notícias / Polícia

18/04/2023 às 11:56

Presidiários que lideravam roubos de caminhonete escolhiam vítimas em anúncios de vendas, diz delegado

Os suspeitos mantinham as vítimas reféns para extorqui-las, obrigando-as a realizar pix e passar valores em maquininhas de cartão de crédito e débito

Eloany Nascimento

Presidiários que lideravam roubos de caminhonete escolhiam vítimas em anúncios de vendas, diz delegado

Foto: Eloany Nascimento/Leiagora

O grupo de criminosos alvos da Operação Engrenagem, deflagrada na manhã desta terça-feira (18), escolhia vítimas em anúncios de vendas de veículos na internet. Após marcar o encontro, além de roubar os carros, os suspeitos as mantinham refém para extorqui-las, obrigando-as a realizar pix e passar valores em maquininhas de cartão de crédito e débito.

“Em alguns dos crimes realizados pelo grupo, o modus operandis era tentar negociar após verem anúncios de carro na internet, ou outro tipo de história, como negociar um imóvel, e usava isso de ardio para conseguir levar as vítimas em algum ambiente que elas fossem rendidas”, relatou o delegado responsável pela operação, Maurício Maciel Pereira Júnior, em entrevista coletiva à imprensa nesta terça (18).

Conforme a Polícia Civil, durante as investigações foram reunidos indícios suficientes de que o grupo criminoso atuava na prática de roubos de veículos automotores e extorsões, sendo constatada a atuação de suspeitos de dentro do sistema prisional, os quais utilizavam aparelhos celulares ilegais e exerciam papel de proeminência no grupo. 

Leia também - Polícia cumpre mandados contra associação criminosa envolvida em roubos, extorsão e lavagem de dinheiro

“Nessa associação haviam os executores do roubo, pessoas para auxiliar no recebimento desses valores ilícitos e durante a investigação a gente conseguiu demonstrar que havia membros desse grupo, incluindo os mentores que cooptava os agentes seja de execução ou responsável pelas contas bancárias que eram utilizadas, estavam dentro do sistema prisional. Inclusive em um desses roubos, uma pessoa que estava liderando o grupo mantinha contato constante com o indivíduo preso” explicou o delegado.

Operação Engrenagem 

A Operação Engrenagem foi deflagrada na manhã desta terça-feira (18) para o cumprimento de nove mandados de busca e apreensão contra uma associação criminosa voltada para crimes de roubo majorado de veículos, em especial caminhonetes, extorsão e lavagem de dinheiro. 

As ordens judiciais contra 12 alvos identificados em investigações da Delegacia Especializada de Roubos e Furtos de Veículos (DERFVA) foram expedidos pela 2ª Vara Criminal de Várzea Grande. 

Na operação são cumpridos mandados contra três alvos na Penitenciária Central do Estado (PCE), dois alvos no Complexo Penitenciário Ahmenon Lemos Dantas, um em Santo Antônio do Leverger, dois em Várzea Grande e quatro em Cuiabá.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet