Cuiabá, sábado, 27/04/2024
03:43:00
informe o texto

Notícias / Política

25/04/2023 às 11:10

Dilmar é empossado presidente de ‘superbloco’ com 15 deputados na ALMT

Deputado se mostra como um dos mais influentes da Casa de Leis, mesmo após regimento mudar e ele sair das comissões permanentes

Jardel P. Arruda

Dilmar é empossado presidente de ‘superbloco’ com 15 deputados na ALMT

Foto: Da Assessoria

Em uma noite de segunda-feira (24), com a presença de deputados estaduais, de um senador e dos representantes das maiores instituições do agronegócio de Mato Grosso, o deputado estadual Dilmar Dal’Bosco (União) foi empossado presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária estadual (FPA-MT), um grupo composto por 15 parlamentares estaduais titulares e mais 2 suplentes.

O ato, além de marcar o renascimento da FPA-MT na atual legislatura, é também um apontamento da influência de Dilmar dentro e fora da Assembleia Legislativa. Devido a mudanças no regimento interno da Casa de Leis, ele, por exercer a função de líder do governo, ficou impedido de estar na presidência de comissões permanentes, que é onde são debatidos os projetos de lei antes de serem enviados ao plenário.

Agora, no entanto, Dilmar vai presidir um bloco de 15 parlamentares que promete votar em conjunto quando o tema das pautas for agronegócio, além de  trabalhar de maneira transversal com todas as comissões permanentes que pautarem temas relativos ao segmento produtivo, além de liderar o diálogo com todas as instituições do agronegócio em MT. 

E esse número de votos, 15, é suficiente para aprovar projetos de lei ordinários, projetos de lei complementares, derrubar vetos e quase o necessário para emendas constitucionais - é preciso 16 votos para isso.

“A FPA vai estar atenta a todos os setores e acompanhando. Essa é a função das 62 proposituras no Parlamento estadual. Nós vamos discutir com o  setor dentro e fora da Assembleia. Vamos trazer um debate e hora que tiver qualquer assunto que seja da agricultura familiar, da piscicultura, da suinocultura, nós vamos votar em bloco, voto de bancada. Essa é a intenção para que a gente proteja o setor”, disse Dilmar.

O deputado destaca que vai reforçar o diálogo interinstitucional para discutir não somente as propostas legislativas, mas todas as demandas do setor. “Hoje temos 700 proposituras sendo analisadas tanto no Senado, na Câmara Federal e ALMT. Então essa discussão tem que ser com quem desenvolve. [...] A Frente Parlamentar vai cuidar das proposituras apresentadas, mas também vai cuidar de qual é o problema que o setor está passando momentaneamente”, completou.

De fora para dentro, de dentro para fora

Realizada na sede da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), a instalação da FPA-MT foi acompanhada pela presidente em exercício da Assembleia Legislativa, deputada Janaina Riva (MDB), pelo senador Wellington Fagundes (PL), pelas instituições do agronegócio, como a própria Famato, Aprosoja, Acrismat, Acrimat, Fórum Agro e outras.

"A FPA é um espaço importante para a discussão dos problemas e desafios que os produtores rurais enfrentam. Esperamos que a Frente, que agora tem o nosso deputado, Dilmar Dal Bosco à frente, possa contribuir para a criação de políticas públicas que possam ajudar o setor agropecuário de Mato Grosso, para nós, do setor, o benefício é enorme, é de grande importância saber que os deputados estão presentes e sabem das nossas dificuldades, teremos uma frente ampla com boas notícias e um trabalho diferenciado", afirmou Itamar Canossa, presidente da Acrismat.

Pecuarista e presidente da Acrimat, Osvaldo Ribeiro explicou que o setor necessita de um diálogo e entendimento maior e a FPA caminha nesse sentido. “Nós temos a satisfação de ver a criação dessa FPA como uma grande frente de trabalho em prol da agropecuária do estado, o agro vai se desenvolver muito depois dessa frente, nossas decisões, eminentemente, são políticas e nós precisamos de uma frente parlamentar forte e que trabalhe em nosso benefício”, disse Osvaldo.

A presidente da ALMT, Janaina Riva, salientou a capacidade técnica do deputado Dilmar Dal’Bosco para fazer uma correlação entre as matérias que tramitam no Senado e na Câmara dos Deputados com a legislação estadual. 

“Quero parabenizar o Dilmar e dizer do quanto será importante essa integração estado, governo federal com a FPA, eu sei do quanto Dilmar conhece das legislações, a Frente tem a missão de defender da agricultura familiar até o agronegócio, especialmente os médios e pequenos produtores que mais precisam de respaldo do poder público”, disse Janaina.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet