Cuiabá, sábado, 27/04/2024
18:03:45
informe o texto

Notícias / Política

28/04/2023 às 18:41

Em audiência pública no TJ, Janaina defende mais orçamento no combate à violência contra a mulher

Segundo a presidente da ALMT em exercício, é colocando em prática políticas públicas eficientes que será possível proteger as vítimas

Leiagora

Em audiência pública no TJ, Janaina defende mais orçamento no combate à violência contra a mulher

Foto: Jardel Silva / Assessoria

Durante audiência pública realizada pelo Poder Judiciário, por meio da Corregedoria Geral de Justiça, nesta sexta-feira (28), com o tema "Prevenção e reação à violência doméstica e familiar contra a mulher", a presidente em exercício da Assembleia legislativa de Mato Grosso, deputada estadual Janaina Riva (MDB), reforçou sobre a necessidade da destinação de mais recursos para que o combate à violência doméstica contra a mulher seja mais efetivo e chegue onde precisa.

“Nós precisamos de mais orçamento. Frequentemente somos abordadas para falar do combate à violência contra a mulher e acredito que, como todos os outros problemas da segurança pública, a gente precisa de dinheiro pra resolver, de comprometimento do governo estadual e federal para esse enfrentamento. Nós temos boas leis e medidas, como no caso da Patrulha Maria da Penha, que são de eficácia, mas é necessário mais investimentos para ter um alcance maior"
, destacou a parlamentar durante sua participação no debate.

A deputada defendeu a importância da unidade. "No caso da Patrulha Maria da Penha, o resultado é impressionante para a mulher que está sob essa proteção dela e somente 2% dos agressores reincidem. Imagina isso com mais policiais, mais viaturas. Queremos orçamento para poder atender as mulheres que mais precisam, as mais humildes, que são o nosso verdadeiro desafio”, complementa.

Segundo Janaina, é colocando em prática políticas públicas eficientes que será possível chegar ao cerne da questão do combate à violência, além é claro, de educação, qualificação profissional e todos outros mecanismos que estão evolvidos. Além da participação de mulheres da sociedade civil organizada, conselheiras tutelares e representante de Ongs, a audiência contou com participação de Maria da Penha, ícone brasileiro de combate à violência doméstica e que dá nome à lei federal 11.340/2006. A presidente falou também sobre a importância de denunciar o agressor para romper o ciclo de violência.

“A própria Maria da Penha nos trouxe um relato sobre a importância de denunciar. Mas sabemos que isso envolve questões maiores como a dependência financeira e emocional da vítima com o agressor. A Assembleia Legislativa é parceira em projetos de qualificação profissional de mulheres em vulnerabilidade social e isso conta muito na hora de quebrar o ciclo de violência. Quando uma mulher se empodera e ascende, ascende as pessoas ao seu redor com ela”, finalizou.

Dados

Mato Grosso registrou 10 feminicídios no primeiro trimestre de 2023. No mesmo período, 2.910 medidas protetivas de urgência foram concedidas pelo Poder Judiciário. No ano passado, foram 11.261 medidas. Em 73 municípios, 1.159 ações penais de violência contra a mulher foram abertas neste ano. Cuiabá, Várzea Grande, Primavera do Leste, Pontes e Lacerda e Peixoto de Azevedo lideram o ranking da violência contra a mulher no Estado. Em relação ao botão do pânico, houve 158 acionamentos em 2023.

 
Assessoria
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet