Cuiabá, sábado, 27/04/2024
06:37:55
informe o texto

Notícias / Agro e Economia

02/05/2023 às 13:43

Preço do milho em queda e planejamento rende bons lucros na pecuária

Esse panorama favorece, principalmente, quem vai engordar gado no 2° semestre

Leiagora

Preço do milho em queda e planejamento rende bons lucros na pecuária

Foto: Assessoria

O atual cenário de preço do milho em queda apresenta um quadro positivo para os pecuaristas mato-grossenses que trabalham com a engorda de gado. Em cerca de um mês e meio, os preços do milho saíram de R$65,00/Sc para R$38,00/Sc em Mato Grosso. Esse panorama favorece, principalmente, quem vai engordar gado no 2° semestre.

Dessa forma, o planejamento correto pode gerar boa lucratividade aos produtores, já que o grão representa, em média, 80% no consumo do animal. A situação positiva, porém, merece cautela e uma atenção no planejamento estratégico a ser trabalhado. 

Isso porque, uma maior oferta de boi gordo pode “inflar” o mercado e, consequentemente, acabar desvalorizando o produto, inclusive, da mesma forma como aconteceu com o milho. Além do milho barato, a compra de animais “magros” para serem engordados também está beneficiando a atividade, conforme pontua Rafael Grings, consultor de commodities da Hedge Agro. 

“O cenário é de bastante oferta com o boi magro, que já está quase pronto e o milho também está com um preço ótimo. O custo de produção da arroba está barato e o de venda com bom retorno. Tem pecuarista conseguindo alcançar um lucro de 30%, mas isso é claro, quando há um devido planejamento. Por isso, sempre indicamos que seja traçado um plano de trabalho para que as melhores margens possam surgir”.

Ainda segundo Grings, o avanço na produção de carne pode gerar economia também para quem compra direto no açougue. “Com o preço da arroba caindo, isso pode favorecer o consumidor, ainda que a pecuária mato-grossense seja fortemente ligada à exportação”.

Carne de Mato Grosso

Dados do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) apontam que a exportação de carne bovina mato-grossense atingiu o maior patamar da série histórica em 2022.

O montante representa cerca de 183,69 bilhões de dólares, 59,31% a mais em relação ao ano anterior.

A China é a maior importadora do produto, comprando cerca de 64,12% de toda produção. A relação chegou a ser estremecida no início de 2023 com o caso da Vaca Louca registrado no Brasil, mas o embargo foi suspenso após análises comprovarem que se tratava de um “caso atípico”.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet