Cuiabá, sábado, 27/04/2024
11:32:00
informe o texto

Notícias / Polícia

02/05/2023 às 19:00

Familiares de líderes de organizações criminosas são presos por tráfico, roubo e lavagem de dinheiro

Operação cumpre 30 prisões preventivas, 43 mandatos de busca e 18 bloqueios de bens

Leiagora

Familiares de líderes de organizações criminosas são presos por tráfico, roubo e lavagem de dinheiro

Foto: Polícia Civil

Familiares de dois líderes de uma organização criminosa envolvida com tráfico, roubo e lavagem de dinheiro na fronteira de Mato Grosso foram presos nesta terça-feira (2) na Operação Cognato. Deflagrada pela Polícia Civil e Gaeco (Regional Cáceres), a operação tem o objetivo de desarticular um esquema criminoso fomentado em Cáceres e com ramificações em outras cidades do estado por crimes como tráfico de drogas, roubo e lavagem de dinheiro.

Das 38 prisões preventivas expedidas pelo Núcleo de Inquérito Policiais (NIPO), 30 foram cumpridas pelas equipes policiais, além de 43 mandados de buscas e 18 bloqueios de bens e valores. Foram apreendidas seis armas de fogo; 310 munições, 500 gramas de pasta base de cocaína, R$ 12 mil reais e oito cestas básicas.

De acordo com a titular da Delegacia Especial de Fronteira, Bruna Caroline Laet, os delitos na região eram liderados por dois investigados, um deles, preso desde 2021, comandava de dentro da Penitenciária Central do Estado a ação dos integrantes do grupo criminoso. A esposa, o irmão e dois cunhados desse preso tiveram as prisões decretadas.

Já o outro líder da organização criminosa, preso desde novembro do ano passado, controlava o tráfico de drogas em Cáceres, Nova Maringá, Porto dos Gaúchos e Nova Lacerda, e parte da família também foi alvo da operação. Foram presos esposa, mãe e irmão.

As ordens judiciais foram cumpridas nas cidades de Cáceres, Rio Branco, Salto do Céu, Várzea Grande, Cuiabá, Tangará da Serra, Sinop, Lucas do Rio Verde, Porto dos Gaúchos, Nova Maringá e Água Boa.

Participaram da operação as delegacias das Regionais da Polícia Civil de Pontes e Lacerda, Cáceres, Tangará da Serra, Nova Mutum, Juína, Várzea Grande, Cuiabá e Sinop; das unidades da Diretoria de Atividades Especiais, além de equipes do Gaeco, Polícia Militar e Canil Integrado de Fronteira.
Com Assessoria
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet