Cuiabá, segunda-feira, 29/04/2024
10:28:27
informe o texto

Notícias / Política

09/05/2023 às 18:14

Ministra vem a Mato Grosso participar de seminário sobre o Rio Cuiabá

O evento deve ser realizado no Instituto Nacional de Pesquisas do Pantanal, que fica dentro da UFMT, em Cuiabá

Da Redação - Kamila Arruda / Da Reportagem Local - Jardel P. Arruda

Ministra vem a Mato Grosso participar de seminário sobre o Rio Cuiabá

Foto: World Economic Forum / Sandra Blaser

A ministra do Meio Ambiente Marina da Silva aterrissa em Mato Grosso no próximo mês. A visita da integrante do primeiro escalão da República está marcada para o dia 13 de junho. Ela vai participar do seminário “O Futuro da Bacia do Rio Cuiabá”, que está sendo promovido pela Assembleia Legislativa de Mato Grosso, por meio dos deputados estaduais Wilson Santos (PSD) e Julio Campos (União).

O evento deve ser realizado no Instituto Nacional de Pesquisas do Pantanal, que fica dentro da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), em Cuiabá.

“O futuro da Bacia do Rio Cuiabá está ameaçado, os anseios ao desenvolvimento tentam se sobrepor à revelia da égide ambiental. Por isso, é importante para a sociedade debater a respeito da proteção do nosso patrimônio ambiental, que é a Bacia do Rio Cuiabá”, justificou os parlamentares em requerimento aprovado pela Assembleia Legislativa no dia 26 de abril.

O objetivo do seminário é alertar a população quanto aos prejuízos que a instalação de novas hidrelétricas pode trazer para o Rio Cuiabá.

“É no Rio Cuiabá que ocorre 50% do processo reprodutivo das mais importantes espécies de peixe da bacia do Pantanal, como pacu, pintado, cachara, piraputanga, dourado, dentre outros que, além de serem um recurso essencial à sobrevivência de aves, mamíferos e répteis, possuem um alto valor econômico e são fonte de renda para comunidades locais. Somente o Rio Cuiabá produz o correspondente a 50% do pescado de todo o Estado, demonstrando, ainda, grande vitalidade, mas caminhando em direção ao esgotamento de seus preciosos recursos”, diz outro trecho do requerimento.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet