Cuiabá, sábado, 27/04/2024
04:48:47
informe o texto

Notícias / Geral

12/05/2023 às 13:20

Presidente do Instituto Soja Livre assegura produção brasileira, mas quer alinhamento das expectativas

A entidade participou do evento1º International Non-GMO Summit, realizado na Alemanha, que debateu a produção de não transgênicos

Leiagora

Presidente do Instituto Soja Livre assegura produção brasileira, mas quer alinhamento das expectativas

Foto: Assessoria

O Brasil continuará produzindo soja não-transgênica, a chamada soja livre, em suas áreas agricultáveis, mas é preciso alinhar expectativas. A declaração é do presidente do Instituto Soja Livre, César Borges, durante sua participação no 1º International Non-GMO Summit, realizado nos dias 9 e 10 de maio em Frankfurt, na Alemanha. 

Atualmente, são quase um milhão de hectares cultivados com soja convencional, o que torna o Brasil um fornecedor para este nicho de mercado que tem os principais consumidores nos países da Europa.

Por isso, o evento patrocinado pelo Instituto Soja Livre foi uma importante oportunidade que reuniu mais de 200 representantes de diversos setores da cadeia da soja não-transgênica, compartilhando experiências e fortalecendo os negócios.

“Pelo número de pessoas aqui presentes e pelo conteúdo das palestras apresentadas, o resultado já é bastante positivo. Como se o evento desse uma reavivada nesse tema, para mostrar que a produção de não transgênicos continuará”, declarou César Borges, presidente do Instituto Soja Livre. 

A participação brasileira reforçou o compromisso dos produtores do país em promover práticas agrícolas sustentáveis e oferecer alimentos seguros e saudáveis aos consumidores europeus.

Já na abertura do evento, o adido agrícola na Alemanha, Eduardo Sampaio Marques, desmentiu a relação do problema do desmatamento do Brasil com a agricultura. Ele reforçou que o Brasil permite que o produtor atenda ao mercado, mas que é preciso mais previsibilidade dos demais atores da cadeia de suprimentos para que haja incentivo de plantio.

Marcus Thieme, diretor de Relações com Investidores da Caramuru e representante do Instituto Soja Livre, também insistiu nessa garantia aos produtores. Ele participou do segundo painel do dia nomeado “Fortalecimento do fornecimento de produtos não transgênicos a longo prazo”. 

“O Brasil tem dinheiro sendo investido no desenvolvimento de tecnologias para plantações não modificadas geneticamente e tem como prover a quantidade que for necessária para a Europa, o problema está na demanda. Os produtores precisam de clareza e é preciso trabalhar com uma estrutura de prêmios”, explicou Thieme.  

Prova da preocupação do agricultor brasileiro com a transparência e garantia de contratos é o depoimento do produtor rural e representante da Associação dos Produtores de Sementes de Mato Grosso (Aprosmat), Elton Hammer. 

 "Acho que eles (europeus) estão um pouco descuidados, achando que sempre terão o produto. Conversei com vários parceiros da Aprosmat e tem gente que já descartou semente convencional, outros reduziram a utilização. Como o preço da soja caiu, muita gente não formou ainda o pacote para a próxima safra, mas ainda assim a situação é urgente, e precisa ser resolvida em 30 dias, senão a redução da produção será muito drástica”. 

Luis Fiorese, conselheiro do Instituto, explicou que são necessários de dois a três anos para entregar uma semente convencional de qualidade e é este prazo que o agricultor brasileiro precisa para planejamento de safra. Por isso, a necessidade de contratos firmados a médio e longo prazo.

"Eu atendo 30% do mercado de semente convencional. Então, se eu parar de fazer semente, vai parar a pesquisa e depois para a retomar a produção vai demorar três anos para poder vender pro mercado."

Como a preocupação dos atores alemães também é sustentabilidade, o diretor da Caramuru, Marcus Thieme, destacou as certificações de desmatamento ilegal zero, que é uma obrigatoriedade no Brasil, a participação dos pequenos agricultores na produção de soja convencional, e a utilização de energias limpas no país, vislumbrando ainda a venda de créditos de carbono através da agricultura brasileira.

A cúpula foi coordenada por VLOG, ARGE Gentechnik-frei, Pro Terra Foundation, Donau Soja e Associação Europeia da Indústria de Não-Geneticamente Modificados (ENGA). No encerramento, a secretária geral da ENGA, Heike Moldenhauer, pediu por mais cooperação e transparência a fim de enfrentar os desafios do setor.

“Precisamos de informações sobre as condições premium e preços, também sobre requisitos comerciais, sociais e políticos. E precisamos deles em todas as camadas da cadeia de suprimentos, desde os produtores de matérias-primas até os varejistas”, declarou. 

Para superar os desafios, os organizadores estudam promover o Summit todo ano. E o Brasil já se colocou à disposição para sediar o próximo evento. “A gente espera receber os alemães lá no Brasil no início do ano que vem, para coincidir com o período de colheita, para que eles possam ver nosso potencial”, disse César Borges. 

 
Da assessoria
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet