Cuiabá, sábado, 27/04/2024
11:42:42
informe o texto

Notícias / Geral

19/05/2023 às 07:59

G7 anuncia novas sanções contra a 'máquina de guerra' da Rússia

Grupo dos países mais ricos do mundo faz cúpula em Hiroshima, no Japão. Presidente ucraniano participará presencialmente do encontro nesta sexta. Lula também foi convidado

Do G1

G7 anuncia novas sanções contra a 'máquina de guerra' da Rússia

Foto: Kyodo via Reuters

Os líderes do G7, o grupo dos países mais industrializados do mundo, anunciaram nesta sexta-feira (19) novas sanções para minar a economia militar da Rússia, que é novamente o foco da cúpula anual do grupo.

O G7 é formado por Estados Unidos, Japão, Alemanha, Reino Unido, França, Itália e Canadá. Neste ano, o líder ucraniano, Volodymyr Zelensky, e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva foram convidados a participar. Lula já chegou ao Japão.

Em comunicado no início do encontro de líderes deste ano, que acontece em Hiroshina, no Japão, os países afirmam que a intenção com o novo pacote de restrições econômicas e comerciais é "privar a Rússia da tecnologia, equipamento industrial e serviços do G7 que sustentam sua máquina de guerra" na Ucrânia.

O pacote inclui ainda restrições às exportações de produtos "críticos para a Rússia no campo de batalha" e medidas contra entidades acusadas de transportar material para o front a favor de Moscou.

A Rússia, que fazia parte do grupo, foi retirada dele por conta das incursões ao país vizinho.

Nesta manhã, os líderes dos Estados Unidos, Joe Biden, da Alemanha, Olaf Scholz, do Reino Unido, Rishi Sunak, da Itália, Giorgia Meloni, do Canadá, Justin Trudeau, e da França, Emmanuel Macron, e do Japão, Fumio Kishida, fizeram a primeira reunião do grupo.

A presidente da Comissão Europeia - o braço executivo da União Europeia -, Ursula Von der Leyen, e o presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, também participaram do encontro.

No comunicado, os líderes afirmaram que permanecerão unidos contra a "agressão ilegal, injustificável e não provocada da Rússia contra a Ucrânia".

"Quinze meses de agressão da Rússia custaram milhares de vidas, infligiram imenso sofrimento ao povo da Ucrânia e colocaram em risco o acesso a alimentos e energia para muitas das pessoas mais vulneráveis ​​do mundo", declararam, no comunicado conjunto.

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, viajará ao Japão no domingo (21) para participar da cúpula presencialmente, segundo anunciaram membros de seu governo.

Segurança nuclear

O comunicado também expressa "forte preocupação" com a "militarização grossiramente irresponsável da central nuclear de Zaporizhzhia, a maior usina da Europa, localizada na Ucrânia e atualmente controlada por tropas russas.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet