Cuiabá, domingo, 12/05/2024
06:41:51
informe o texto

Notícias / Política

20/05/2023 às 09:30

Parte de acabamento do Hospital Central deve ser concluída em outubro, anuncia Mauro

Em junho, Estado deve abrir licitação para aquisição de equipamentos

Da Redação - Eduarda Fernandes / Reportagem Local - Luíza Vieira

Parte de acabamento do Hospital Central deve ser concluída em outubro, anuncia Mauro

Foto: Luíza Vieira / Leiagora

O governador Mauro Mendes (União) anunciou, durante vistoria realizada na manhã deste sábado (20), que as obras do Hospital Central, em Cuiabá, caminham para o fim. A parte de acabamento deve ser concluída em outubro deste ano. 

“Esse hospital, nós estamos encaminhando para a fase de acabamento. A construtora prevê que até lá por outubro ela finalize essa obra e nós iniciamos então com a finalização, ou quase finalização da obra, as outras etapas que são a parte de mobiliária, de móveis planejados e também instalação de equipamentos que já iniciaremos neste mês de junho a publicação dos editais de licitação para comprar os equipamentos”, comentou em entrevista à imprensa.

Segundo Mauro, todas as especificações de equipamentos que serão adquiridos foram feitas por meio de uma parceria com o Hospital Albert Einstein, que está assessorando a Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso (SES-MT).

“Para que nós tenhamos um hospital com novo padrão de qualidade não só na grande infraestrutura que nós vamos entregar, na qualidade das instalações, mas principalmente no funcionamento e no atendimento da população do estado de Mato Grosso”, acrescentou.

Quanto ao recurso para a conclusão das obras e aquisição dos equipamentos, Mauro Mendes assegurou que a queda de 6% na arrecadação no primeiro quadrimestre deste ano, em comparação ao mesmo período do ano passado, de modo algum afetará a entrega da obra. “Toda obra que nós iniciamos, eu inicio com a convicção que temos dinheiro para começar e terminar”, garantiu.

Ao todo, o Estado prevê  R$ 162 milhões em investimento estrutural no hospital. A unidade terá capacidade para oferecer 1.990 internações, 652 cirurgias, 3.000 consultas especializadas e 1.400 exames por mês. O novo projeto prevê 10 salas cirúrgicas, 60 leitos da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 230 leitos de enfermaria. Além disso, a unidade de alta complexidade vai dispor um total de 290 leitos voltados para o atendimento de toda a população mato-grossense.

Dentre as especialidades previstas para o Hospital Central, estão cardiologia, neurologia, vascular, ortopedia, otorrinolaringologia, urologia, ginecologia, infectologia e cirurgia geral.

Histórico 

A obra do Hospital Central foi lançada em 1984. O objetivo era proporcionar um atendimento de referência em alta complexidade nas especialidades de traumatologia e ortopedia, além de urgência e emergência de trauma. Contudo, foi paralisada três anos depois, em 1987.

Em novembro de 2019, o Governo do Estado apresentou um novo projeto para a estrutura do Hospital Central e lançou o edital seguido dos trâmites licitatórios. A assinatura do contrato para o início das obras ocorreu em outubro de 2020 e, desde então, as equipes trabalham para a entrega da unidade de saúde à população mato-grossense.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet