Cuiabá, quarta-feira, 15/05/2024
23:38:59
informe o texto

Notícias / Política

09/06/2023 às 17:02

Três federais de MT podem disputar prefeituras em 2024

Todos estão tentando viabilizar o nome para a corrida eleitoral majoritária de 2024, sendo dois na Capital e um em Sinop

Kamila Arruda

Três federais de MT podem disputar prefeituras em 2024

Foto: Reprodução

Dos oitos deputados federais de Mato Grosso, três estão sendo cotados para a disputa eleitorais do próximo ano. Trata-se de Juarez Costa (MDB), Fabio Garcia (União) e Abílio Junior (PL). Todos estão tentando viabilizar o nome para a corrida eleitoral majoritária de 2024, sendo dois na Capital e um em Sinop.

O parlamentar emedebista estuda a possibilidade de vir a encarar a eleição para prefeito de Sinop no ano que vem. Diante da visibilidade e musculatura política que conquistou no cargo de deputado federal nos últimos anos, o Movimento Democrático Brasileiro (MDB) pretende lança-lo como candidato.

Vale lembrar que, Juarez já respondeu pela Prefeitura de Sinop por dois mandatos consecutivos, de janeiro de 2009 a dezembro de 2016.

Já Garcia e Abílio estão focados na eleição da Capital. Ambos tentam construir um projeto visando o comando do Palácio Alencastro.

O congressista liberal já tem o apoio de seu partido para encarar a disputa, tendo em vista o seu desempenho na eleição municipal de 2020, apesar de o vereador Chico 2000, presidente da Câmara de Cuiabá, tentar tumultuar o processo no diretório municipal.

Porém, Abílio já conta com respaldo das Executivas Nacional e Estadual. Isto porque, já obteve um grande feito em 2020 ao levar a eleição para o segundo turno, apesar da derrota para o atual prefeito Emanuel Pinheiro (MDB).

Apesar da derrota, Abílio conseguiu ganhar maior musculatura política e em 2022 foi eleito deputado federal por Mato Grosso com 87.072 mil votos, sendo o segundo parlamentar eleito mais votado.

Já Fabio Garcia enfrenta uma batalha interna no União Brasil para poder ser candidato a prefeito de Cuiabá. O deputado disputa a preferência dos correligionários com o deputado estadual Eduardo Botelho (União), que também quer disputar a eleição de 2024.

Vale lembrar que, como ocupam cargo proporcional, os parlamentares não precisam renunciar ou, se quer, afastar da função para disputar a eleição para prefeito.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet