Cuiabá, sábado, 27/04/2024
02:19:19
informe o texto

Notícias / Agro e Economia

27/05/2023 às 14:37

Abertura oficial da 10ª Semana do Cavalo reúne 12 mil pessoas

Evento promove leilões, oferece programação para a família e dará R$ 500 mil em prêmios nas competições equestres

Leiagora

Abertura oficial da 10ª Semana do Cavalo reúne 12 mil pessoas

Foto: Assessoria

A abertura oficial da 10ª Semana do Cavalo foi realizada na noite de sexta-feira (26) no Parque de Exposições Jonas Pinheiro, em Cuiabá, e atraiu um público de aproximadamente 12 mil pessoas. De adeptos do universo equestre e que foram ao evento para admirar diferentes raças, aos marinheiros de primeira viagem, como o aposentado Sebastião Nunes, de 73 anos.

“Eu fiquei encantado com os cavalos, são animais majestosos, e aproveitei para passear com minha família. Meu filho me convidou e eu topei vir, gosto aqui do Parque de Exposições, tivemos um bom momento em família, comemos e nos divertimos”, disse o idoso enquanto saboreava um lanche com os dois netos.

A emoção sentida por Sebastião foi algo que caracterizou a abertura do evento, marcado por homenagens aos organizadores Marco e Caê Póvoas, que viram seus pais, esposas e filhos agradeceram os dois pelo empenho em promover a equinocultura em Mato Grosso. “A Semana do Cavalo, que é a maior feira equestre do Centro-Oeste e uma das três maiores do Brasil, tem na família sua força maior, é a família que nos dá força para continuar com esse sonho de levar a cultura equina para todos os cantos do estado”, disse Caê Póvoas.

De acordo com Marco Póvoas, a ideia surgiu para fomentar o mercado equestre. “E o evento tem crescido a cada ano. Aqui movimentamos negócios, rede hoteleira, restaurantes, bares e lojas. Tudo isso injeta dinheiro na economia local”, afirma Marco.

A programação conta com atrações para todos os gostos, que vão de shows a provas com expressiva premiação. “Este ano serão distribuídos R$500 mil em disputa nas provas, incluindo competições oficiais”, observa o organizador.

Palestras, provas, cursos e leilões de diferentes raças já ocorrem no Parque de Exposições desde o dia 24. Quarto de Milha, Mangalarga Marchador e o Cavalo Pantaneiro, um animal rústico, típico do Mato Grosso, estão entre as raças que podem ser vistas no evento. 

Pela primeira vez sendo realizada no Parque de Exposições Jonas Pinheiro, a feira agrícola recebeu uma multidão ávida por conhecer mais sobre o universo dos cavalos. “Eu trouxe meu filho de 6 anos porque ele é apaixonado desde bebê por cavalos, e essa foi a primeira vez que ele teve oportunidade de ver de perto. Viemos também porque conhecemos aqui o parque, é perto de nossa casa, então tudo casou para que a gente tivesse uma noite de diversão em família”, contou o projetista Caio Monteiro Sousa, de 38 anos.

A estudante Marisa Castro, de 19 anos, ficou particularmente encantada com a queima de fogos. “É algo que enche os olhos, é muito bonito ver a noite virar dia”. Os 3 minutos de queima de fogos finalizaram a abertura do evento, que contou com desfile de cavalos da Cavalaria da Polícia Militar, apresentações.

Após a abertura, os shows das duplas Ataíde e Alexandre, Duduca e Dalvan e Cleiton e Camargo levaram mais diversão ao público.

“Exemplo de sucesso”
O deputado estadual Dilmar DalBosco (União) disse que essa primeira edição no parque Jonas Pinheiro é um divisor de águas para o evento. “A Semana chega a sua 10ª edição mostrando a força do setor equestre, e agora começa a ser realizado no principal espaço destinado às feiras agrícolas do estado, o que faz com que mais pessoas tenham acesso a esse mundo que é encantador”. 

O deputado lembrou ainda que o setor sofria problemas no estado. “Aí nós, deputados, nós tivemos que nos movimentar. Apresentamos na Assembleia um projeto de lei para que pudesse ter as provas equestres. O projeto de lei contribuiu para a construção de uma cultura mato-grossense de provas equestres, então esse setor movimenta muito a economia dentro do estado, gerando muita geração de emprego. Eu acho que dificilmente uma propriedade rural não terá um cavalo. Então ele movimenta o pequeno, o médio, o grande. Ele movimenta a economia e movimenta as famílias. As provas equestres hoje de todas as modalidades, a maioria que você quem vai estar presente é a família, é o avô, a avó, o pai, a mãe, os netos, os filhos. Então é importante incentivar. E vimos que de um tempo para cá o governo do estado tem ajudado esse setor”, analisou Dilmar. 

Segundo o parlamentar, o evento é um exemplo de sucesso. “Dez anos da Semana do Cavalo, com dez dias de festividade livre ao povo, sem cobrança de entrada. Todo o Mato Grosso pode vir. Vai vir muitas pessoas de fora do estado, e muitos cuiabanos vão estar participando e vendo o movimento. Basta ver também as provas que estão tendo durante o dia, palestras que estão tendo durante o dia. Eu acho que agora Mato Grosso, em todos os cantos do estado, a gente vê realmente que essa atividade está crescendo, crescendo muito”.

 
Da assessoria
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet