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06/06/2023 às 07:13

Estreia do 'Agora na Capital' é marcada por entrevista sobre futuro do turismo em MT

Quem falou sobre o tema foi a diretora de Marketing Internacional, Negócios e Sustentabilidade da Embratur, diretamente de Brasília

Priscila Mendes

Estreia do 'Agora na Capital' é marcada por entrevista sobre futuro do turismo em MT

Foto: Emilly Cassim / Leiagora

Após uma curta pausa e “mudança de casa”, foi ao ar nessa segunda-feira (5), ao vivo, o programa de radiojornalismo do grupo Leiagora, desta vez em parceria com a Rádio Capital: Agora na Capital, conduzido pelas jornalistas e apresentadoras Marina Martins e Camila Piacenti.

Como já é do perfil do programa, a proposta é levar as principais notícias do dia com leveza e bom humor e essa re-estreia foi marcada por isso e por participações de ouvintes saudosos, além do “frio na barriga” diante de tal momento solene. O programa, com transmissão pela frequência 101.9 FM (Rádio Capital), pelos canais do Leiagora no Youtube e no Facebook e no próprio portal, agora é entre 17h e 18h, sendo principal companhia de quem está enfrentando o trânsito pelas ruas da Grande Cuiabá.

O primeiro tema de entrevista ao vivo foi sobre as iniciativas da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur) para divulgar internacionalmente Mato Grosso. A diretora de Marketing Internacional, Negócios e Sustentabilidade da Embratur, Jaqueline Gil, conversou com as apresentadoras e destacou que, somente entre janeiro e abril deste ano, o Brasil recebeu quase 2,7 milhões de turistas estrangeiros.

Diante disso, o objetivo da Embratur atualmente é reposicionar o país no mercado turístico mundial.

E Mato Grosso é um dos estados de grande destaque nessa projeção. "Mato Grosso está sempre nos nossos planos, porque é um destino ‘estrela’, é o único estado que reúne três dos principais biomas nacionais (Amazônia, Pantanal e o Cerrado) e isso faz um conjunto de riquezas únicas”, enalteceu.

Segundo Jaqueline, o momento para o turismo internacional é focado em duas riquezas: as naturais e as humanas. “A gente vem trabalhando, como estratégia de marketing, num posicionamento no mercado internacional muito mais carregado no tema da natureza, no tema da sustentabilidade e também nas pessoas - o tema das culturas tradicionais -, que unem pontos positivos do Brasil na ótica do estrangeiro”, contou.

As riquezas naturais, tão conhecidas para os mato-grossenses, como o Pantanal, Chapada dos Guimarães e Alta Floresta, recebem projeção mundial da Embratur.

E, pela ótica das riquezas humanas, culturais, Jaqueline relembrou a grande diversidade de povos tradicionais em Mato Grosso. “São culturas tradicionais muito marcantes. Há desde o homem pantaneiro, que lida com o ciclo das águas [...] aos povos do Xingu, os povos amazônicos, sem falar nas comunidades quilombolas”, transita.



Como plano de ação, a Embratur está organizando, ainda sem data, as chamadas “press trip”, que se trata de convidar jornalistas de veículos de comunicação do mundo todo para levar a alguns pontos turísticos do Brasil - e várias regiões de Mato Grosso estão na rota - de forma a incentivar que escrevam matérias sobre tais visitas e que o assunto siga reverberando internacionalmente.

Ainda conforme avaliação de Jaqueline, a diversidade cultural dos mato-grossenses são o principal destaque. “A história dessas pessoas, a forma como elas se relacionam com o meio natural [...] faz muito sentido ao que o estrangeiro está dizendo pra gente que busca, que são viagens mais sustentáveis, viagens autênticas, experiências voltadas para o ‘saber fazer’ dessas pessoas... isso tudo é abundantemente encontrado em diversas regiões de Mato Grosso. Isso faz parte de toda a comunicação que a gente leva pro exterior”, assegurou.
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