Cuiabá, quarta-feira, 15/05/2024
13:20:21
informe o texto

Notícias / Política

07/06/2023 às 18:43

'Queremos acabar com a fila da vergonha em MT', diz Mendes em lançamento de mutirão em Cuiabá

O chefe do Executivo estadual acredita que isso será possível através do programa Fila Zero

Da Redação - Kamila Arruda / Da Reportagem Local - Paulo Henrique Fanaia

'Queremos acabar com a fila da vergonha em MT', diz Mendes em lançamento de mutirão em Cuiabá

Foto: Mayke Toscano/Secom-MT

O governador Mauro Mendes (União) anunciou que o governo do Estado está investindo mais de R$ 200 milhões na saúde de Mato Grosso, a fim de acabar com o que ele classifica de “a fila da vergonha”. Trata-se da fila de pacientes que estão no aguardo de cirurgias e exames.

O chefe do Executivo estadual acredita que isso será possível através do programa Fila Zero, idealizado pelo governo com o objetivo de zerar a fila de espera por cirurgias de média e alta complexidade em Mato Grosso.

“A fila da vergonha, nós queremos acabar com ela em Mato Grosso nos próximos meses com todas essas ações. O mesmo que nós estamos fazendo em Cuiabá, através da intervenção, nós estamos fazendo com outros municípios. O governo disponibilizou R$ 200 milhões só para esse programa do Fila Zero”, reforçou durante lançamento do mutirão de cirurgias, promovido pelo Gabinete de Intervenção na Saúde de Cuiabá, nesta quarta-feira (7).

Para tanto, Mendes afirma que o governo do Estado vem fechando parceria com diversos municípios. “Nós estamos contratualizando diversos hospitais, não só de Cuiabá através da intervenção, como também hospitais privados, os hospitais do interior, hospitais municipais. Existe uma rede sendo contratualizada para executar esse programa, que é um robusto programa de cirurgia para que a gente possa zerar essa fila da vergonha”, completou.
 
O “Fila Zero na Cirurgia” é um programa do governo de Mato Grosso que incentiva a realização de procedimentos hospitalares e ambulatoriais eletivos de média e alta complexidade no Estado. De acordo com o Executivo, por meio do incentivo financeiro, a meta é realizar 29.160 consultas, 33.686 exames e 29.239 cirurgias.

O programa tem duração de 12 meses, podendo ser prorrogado. São elegíveis para credenciamento de unidades públicas de saúde municipais e estaduais, unidades privadas e filantrópicas, associações denominadas como consórcios e parceiros (como o MT Saúde).  
 
Em Cuiabá
 
Somente no Hospital São Benedito, o Gabinete de Intervenção prevê a realização de 1.380 procedimentos. A estimativa é realizar 680 cirurgias e 700 atendimentos ambulatoriais por mês.

Conforme o planejamento, devem ser realizados 100 procedimentos de cateterismo e 60 de angioplastia por mês, para atender a uma demanda reprimida de 4.909 procedimentos solicitados desde 2016.
 
Além desses procedimentos cardiológicos, serão realizadas outras 620 cirurgias, sendo 80 de otorrinolaringologia; 40 de urologia; 80 cirurgias gerais; 160 biópsias de próstata; 120 biópsias de lesões de pele e 120 de tireoide.
 
Há pacientes aguardando para fazer biópsias há cinco anos, resultando numa fila de mais de 3 mil procedimentos e para cirurgia geral existe uma demanda de 6.613 procedimentos solicitados desde 2015. Por isso, houve a necessidade de realizar o mutirão para dar agilidade aos procedimentos.
 
“Quando assumimos a Saúde de Cuiabá, nos deparamos com uma fila de mais de 110 procedimentos cirúrgicos e estamos fazendo uma força-tarefa desde o início da intervenção para reduzir esse número. Já conseguimos avançar com a realização de mutirão também no Pronto Socorro e de aumento nas cirurgias no Hospital Municipal de Cuiabá, mas, com o início da hemodinâmica no São Benedito e de outras cirurgias, vamos melhorar muito mais”, destaca a interventora Danielle Carmona.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet