Cuiabá, sábado, 27/04/2024
08:21:57
informe o texto

Notícias / Agro e Economia

07/06/2023 às 18:01

Governo de MT abre inscrições para programa de melhoramento genético do rebanho leiteiro

Podem participar associações e cooperativas ligadas à cadeia leiteira; edital completo está disponível no site da Seaf

Leiagora

Governo de MT abre inscrições para programa de melhoramento genético do rebanho leiteiro

Foto: Marcos Vergueiro / Secom-MT

O Governo de Mato Grosso está com inscrições abertas para a seleção de associações e cooperativas ligadas à cadeia leiteira que tenham interesse em participar do fornecimento de novilhas prenhes do programa de melhoramento genético executado pela Secretaria de Estado de Agricultura Familiar (Seaf), o Mato Grosso Produtivo Leite. Podem se inscrever organizações que apresentem condições de aportar, como contrapartida, de 100% do investimento feito pelo Estado.

No total, dez organizações serão selecionadas para participar. As inscrições devem ser feitas até dia 04 de julho de 2023 por e-mail, para o endereço eletrônico jurandyrpinto@agriculturafamiliar.mt.gov.br, ou pessoalmente, com a proposta entregue em envelope lacrado na sede da Seaf, em horário comercial  (das 8h às 12h e das 14h às 17h). As propostas devem ser entregues em conformidade com o edital de chamamento público.

O investimento do Governo de Mato Grosso é feito na aquisição de novilhas Girolando meio-sangue com prenhez confirmada entre quatro e oito meses, com embrião sexado fêmea da mesma raça, resultado da tecnologia de fertilização In Vitro/FIV e da transferência de embriões. As associações e cooperativas selecionadas também precisam ter condições de desenvolver a executar o processo de logística e distribuição das novilhas.

A secretária de Estado de Agricultura Familiar, Teté Bezerra, destaca que esse investimento possibilita que os produtores tenham resultados imediatos no aumento de produção e na qualidade do leite. Teté ressalta que o programa de melhoramento genético do Mato Grosso Produtivo Leite tem como meta aumentar a produção de leite no Estado.

“Esse gado, com essa genética e especificações, vai trazer um impacto positivo para toda a pecuária de leite. O Governo de Mato Grosso está atuando para fortalecer a cadeia do leite e transformá-la em uma das mais produtivas do País com investimentos, levando assistência técnica e multiplicando conhecimento”, frisa a secretária.

A versão completa do edital está disponível em formato digital no site da Seaf (clique aqui) ou para ser retirado pessoalmente em horário comercial, na sede da secretaria. O documento também pode ser solicitado pelos e-mails:jurandyrpinto@agriculturafamiliar.mt.gov.br ou eduardodantas@agriculturafamiliar.mt.gov.br.

Serviço:

Secretaria de Estado de Agricultura Familiar (Seaf)
Endereço
: Rua Eng. Agrônomo Arnaldo Duarte Monteiro, S/N, Edifício Engenheiro José Morbeck, 2º andar, Centro Político Administrativo, Cuiabá/MT, CEP: 78049-050
Horário de funcionamento:  das 8h às 12h e das 14h às 17h
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet