Cuiabá, quinta-feira, 16/05/2024
01:40:43
informe o texto

Notícias / Política

12/06/2023 às 09:04

Botelho reassume comando da AL e dá continuidade aos imbróglios envolvendo Cattani e PL da pesca

Ele reassume o seu posto nesta segunda-feira (12) e encontra vários “pepinos” que não foram solucionados durante o período em que esteve ausente

Kamila Arruda

Botelho reassume comando da AL e dá continuidade aos imbróglios envolvendo Cattani e PL da pesca

Foto: Roberto Kililla (ALMT)

De volta ao comando da Assembleia Legislativa após mais de 40 dias afastado, o deputado estadual Eduardo Botelho (União) reassume o seu posto nesta segunda-feira (12) e encontra vários “pepinos” que não foram solucionados durante o período em que esteve ausente. 
 
Caberá ao parlamentar dar seguimento à formação da Comissão de Ética para julgar possível quebra de decoro por parte do deputado estadual Gilberto Cattani (PL), e ainda conduzir as discussões em torno do projeto de lei que trata sobre a proibição de transporte, comercialização e armazenamento de peixes nos rios de Mato Grosso por cinco anos. 
 
Com relação à situação de Cattani, Botelho tem evitado tecer cometários, mas acredita que o processo disciplinar que tramita na Casa de Leis contra o parlamentar deve resultar em algum tipo de punição. 
 
Nesta semana, o parlamentar deve dar seguimento ao processo, garantindo a formação da Comissão de Ética e Decoro Parlamentar.

Até o momento, apenas dois blocos indicaram nomes para compor a Comissão de Ética que julgará a conduta de Cattani. Trata-se dos blocos “Experiência e Trabalho”, que indicou o nome do deputado estadual Wilson Santos como titular e Diego Guimarães (Republicanos) na suplência; e o bloco “Parlamentares Unidos”, que colocou o nome do deputado estadual Max Russi (PSB). 
 
Além disso, Botelho retoma as suas atividades parlamentares  em meio à polêmica envolvendo o projeto intitulado “transporte zero”. A propositura já foi aprovada em primeira votaçao, e aguarda o parlamentar dar sequências nas discussões.
 
Na semana passada, o presidente garantiu que a propositura não será aprovada da forma original, e garante que vai ouvir todos os setores envolvidos antes de votar, em fase final, a referida propositura. 
 
A sua intenção é promover adequações no projeto com base no posicionamento das categorias envolvidas, tais como pescadores, comerciantes, pesquisadores, cadeia produtiva, etc.
 
A matéria foi aprovada em primeira votação há 10 dias. Na ocasião, cinco deputados estaduais se posicionaram contra o projeto. Trata-se de Thiago Silva (MDB), Dr. João (MDB), Lúdio Cabral (PT), Wilson Santos (PSD) e Elizeu Nascimento (PL). 
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet