Cuiabá, sábado, 27/04/2024
07:58:12
informe o texto

Notícias / Agro e Economia

13/07/2023 às 07:30

MÃO VÍSIVEL DO ESTADO

Fávaro afirma que governo federal pode lançar prêmio para garantir preço do milho

Ministro da Agricultura garante papel regulador da União para fazer valor do milho reagir

Jardel P. Arruda

Fávaro afirma que governo federal pode lançar prêmio para garantir preço do milho

Foto: MAPA

O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro (PSD), garantiu que o governo federal vai continuar com políticas de interferência no mercado para melhorar o preço do milho. De acordo com ele, já foram feitas aquisições da commodity pela União e isso vai continuar até acontecer uma reação do valor de mercado, com a possibilidade de ser lançado um prêmio equalizador para a comercialização do grão.

“Lançamos um programa de aquisição do Governo Federal para milho para balizar o preço para cima e se não reagir nós vamos lançar mais, vamos lançar mais, podemos lançar também um prêmio de apoio à comercialização para que a gente estabeleça os preços, traga a estabilidade, garanta que no futuro muito próximo possam ter preços melhores”, disse o ministro, durante agenda em Sorriso, na segunda-feira (10).

Contudo, o ministro ressalta que a principal estratégia tem sido apostar no Plano Safra para garantir tranquilidade ao produtor rural ao preparar as safras do próximo ano. O programa lançado conta com aporte inicial de R$ 435 bilhões do governo federal, os quais já foram complementados com mais R$ 38,4 bilhões do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

“São prioritariamente recursos para custeio, para produtor possa já desde a semana passada procurar os bancos habilitados, que são 21 instituições bancárias no Brasil, um recorde também, que vão liberar o crédito para ele comprar adubo, semente, herbicida, etc, na hora certa negociando bem os preços. Para ele poder fazer uma boa negociação na certeza que os créditos do Plano Safra estão disponíveis. Com isso ele tem tranquilidade para negociar as suas safras na hora certa, pelo melhor preço”, disse Fávaro.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet