Cuiabá, sexta-feira, 10/05/2024

Notícias / Geral

13/07/2023 às 11:44

BUSCA POR VIDA

Robô enviado pela Nasa descobre matéria orgânica em Marte

Perseverance foi enviado ao planeta em 2020 para buscar possíveis vestígios de vida.

Do G1

Robô enviado pela Nasa descobre matéria orgânica em Marte

Foto: Foto: NASA/JPL-CALTECH

O robô explorador Perseverance, da Nasa, encontrou matéria orgânica em Marte. Embora ainda sem muitos detalhes divulgados, a descoberta é significativa, já que o robô foi lançado em 2020 com o propósito de buscar vestígios de vida no planeta vermelho.

A informação sobre o achado foi publicada na revista científica "Nature" na quarta-feira (12), mas a publicação não revelou exatamente qual ou quais moléculas foram encontradas. No ano passado, a Nasa divulgou que o robô encontrou sinal de possível vida microbiana em Marte.

O material foi achado na Cratera Jezero, onde o Perseverance pousou em 2021, e sugere que o ciclo geoquímico de formação do planeta é mais complexo do que se pensava.

O local foi um lago há bilhões de anos, e as hipóteses mais aceitas para explicar esse achado são: a interação entre a água e a rocha, depósitos de poeira interplanetária ou colisão de meteoros.

O instrumento capaz de fazer essa análise foi batizado de SHERLOC e permite o mapeamento e a análise detalhados de minerais de moléculas orgânicas. Ao todo, SHERLOC tinha 10 alvos para examinar, e em todos eles foram detectados moléculas orgânicas.

O objetivo do projeto é não apenas entender melhor a formação e a evolução inicial do astro, como também analisar a história dos processos geológicos que moldaram Marte ao longo do tempo e interpretar cientificamente o potencial do planeta já ter hospedado vida.

O acontecimento vem na esteira de um feito similar feito pelo James Webb. O supertelescópio detectou pela primeira vez no espaço uma molécula de carbono, componente essencial para a formação de vida.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.