Cuiabá, quarta-feira, 15/05/2024
01:46:10
informe o texto

Notícias / Política

13/07/2023 às 16:05

UPA LEBLON

Vereador vê inauguração de UPA como ato político, mas reconhece benefícios à população

Classificada como porte 3, a unidade irá atender uma área que abrange cerca de 200 mil habitantes

Da Redação - Kamila Arruda / Da Reportagem Local - Paulo Henrique Fanaia

Vereador vê inauguração de UPA como ato político, mas reconhece benefícios à população

Foto: Câmara de Cuiabá

O vereador Luis Claudio (PP), vice-líder do prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) na Câmara de Cuiabá, entende que há um viés político na inauguração da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do bairro Jardim Leblon, marcada para às 17h desta quinta-feira (13).

Para ele, a solenidade trata-se na verdade de um ato político. Apesar disso, ele também reconhece que a abertura da unidade de saúde irá beneficiar a população cuiabana.

“Já me posiciono contra a intervenção, não pelo o que estão lançando, mas pelo estado democrático de direito. Não é a gestão do então governador que está entregando, é uma intervenção, é esse uso político que incomoda. Não vou participar de atos políticos, embora reconheça que isso é bom para a população”, comentou à imprensa na manhã desta quinta.

O progressista reclama da postura do governador e lembra que grande parte da obra foi executada pela atual gestão do prefeito Emanuel Pinheiro (MDB).

Leia também - Mauro entrega UPA do Leblon e diz que chances de Emanuel fazer sucessor "tendem a zero"

“Fazer atos políticos em cima disso eu acho lamentável. [...] Não precisa convidar o prefeito para a inauguração, apenas reconheça quem é quem fez em percentual. Reconheça falando, declarando à sociedade quem realmente fez”, cobrou.

As obras de construção da UPA Leblon iniciaram na gestão de Mendes enquanto prefeito de Cuiabá, em 2016. Pinheiro deu continuidade à obra quando assumiu o Palácio Alencastro e pretendia entregar a unidade de saúde no ano passado. 

No entanto, a saúde da Capital passou para o comando do Governo do Estado diante da decisão do judiciário de Mato Grosso, que decretou intervenção estadual na saúde do município. Inicialmente, a intervenção deveria durar 90 dias, mas o Tribunal de Justiça garantiu a prorrogação da medida até 31 de dezembro deste ano.

A prefeitura

O município alega que a construção da UPA Leblon foi retomada pela prefeitura durante a atual gestão municipal e praticamente concluída no final de 2022, com 99% da obra finalizada, restando apenas alguns pequenos detalhes para sua total conclusão.

Além disso, afirma que a construção da UPA Leblon teve início em abril de 2016, e no ano seguinte Pinheiro assumiu as rédeas do município. Na época, o emedebista alega que menos de 10% da obra estava concluída.

O Governo do Estado

Ao contrário do que alega o município, o governo do Estado afirma que quando a intervenção assumiu o comando da Saúde de Cuiabá a obra estava com várias irregularidades, como infiltrações.

O próprio governador chegou a visitar as obras da unidade de saúde junto com a equipe de intervenção e solicitou algumas alterações, uma vez que a determinação era que o padrão da UPA fosse o mesmo das unidades de saúde estaduais.

A UPA 

A UPA Leblon, classificada como uma unidade de porte 3, irá atender uma área que abrange cerca de 200 mil habitantes, conforme estabelecido pelo Ministério da Saúde. Com a inauguração desta unidade, localizada na região Leste, todas as regiões de Cuiabá passarão a contar com uma UPA.
 
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet