Cuiabá, sexta-feira, 03/05/2024
09:50:37
informe o texto

Notícias / Geral

15/07/2023 às 12:28

ALERTA

Acidentes domésticos com crianças têm alta incidência e pede atenção redobrada dos pais

Vídeo que circula na internet mostra criança com dedo preso no ralo; Sociedade Brasileira de Cirurgia de Mão ressalta prevenção

Leiagora

Acidentes domésticos com crianças têm alta incidência e pede atenção redobrada dos pais

Foto: Reprodução

Circula nas redes sociais vídeo que mostra o trabalho feito pelos bombeiros para auxiliar uma criança de 2 anos que ficou com o dedo preso no ralo de aço do banheiro da casa onde mora, em Luziânia, Goiás. De acordo com o relato da mãe, o menino colocou o dedo polegar da mão esquerda no buraco do ralo por curiosidade. Porém, o dedo começou a inchar quando ela tentava retirá-lo.

 Segundo o Corpo de Bombeiros, a ação foi delicada, já que o material do ralo era espesso e a criança se movimentava constantemente, “aumentando o risco de machucá-la ainda mais”. Ao término da ação, o garoto recebeu os primeiros cuidados e foi encaminhado para avaliação médica.

 Acidentes como esse são comuns envolvendo crianças pequenas e as maiores também não estão isentas. Inclusive, durante o período de férias escolares, os casos costumam aumentar. Estima-se que, por ano, ocorra 200 mil casos de acidentes domésticos com crianças e adolescentes e, nas férias, esse número tende a aumentar 25% em decorrência dos pequenos passarem mais tempo livre em casa.

O presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia de Mão (SBCM), Antonio Tufi Neder Filho, pontua que as crianças estão em constante crescimento e desenvolvimento, e seus ossos são mais flexíveis e menos densos do que os dos adultos. “Essa característica pode torná-las mais suscetíveis a lesões ósseas, incluindo fraturas. Além disso, sua falta de coordenação motora total e a propensão a assumir riscos também aumentam a possibilidade de acidentes”, ressalta.

O especialista pontua, ainda, que é fundamental buscar atendimento médico imediato. “Um diagnóstico adequado e um tratamento precoce são essenciais para garantir uma recuperação sem complicações”, salienta.  

 Para ajudar na prevenção de acidentes, o presidente da SBCM pontua algumas dicas de segurança que os pais ou responsáveis podem seguir. “Algumas medidas simples podem ser adotadas para minimizar os riscos, como supervisionar as brincadeiras, proporcionar um ambiente doméstico seguro, utilizar equipamentos de proteção adequados durante a prática de esportes e ensinar as crianças sobre os cuidados básicos de segurança”, conclui. 
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet