Cuiabá, segunda-feira, 06/05/2024
11:30:23
informe o texto

Notícias / Geral

17/07/2023 às 18:18

NO PANTANAL

Marinha busca parceria para reforçar prevenção e combate aos incêndios no Pantanal

O assunto foi levado ao governador pelos senadores Wellington Fagundes (PL) e Mauro Carvalho (União)

Leiagora

Marinha busca parceria para reforçar prevenção e combate aos incêndios no Pantanal

Foto: Divulgação

O governador Mauro Mendes (União) encaminhou nesta segunda-feira (17) para a Secretaria de Meio Ambiente (Sema) o pedido da Marinha do Brasil, por meio do Comando do 6⁰ Distrito Naval, para fornecer equipamentos aos brigadistas treinados para a prevenção e combate aos incêndios no Pantanal. 

O comandante do 6⁰ Distrito Naval, Contra-Almirante Iunis Távora Said, mencionou que o acordo possibilitará que mais de 200 brigadistas sejam equipados, incrementando a sua capacidade de atuar em campo.

O assunto foi levado ao governador pelos senadores Wellington Fagundes (PL) e Mauro Carvalho (União), que apontaram a importância do fornecimento desses equipamentos, haja vista que o período de seca já começou e o Pantanal é anualmente afetado por incêndios. “Esses brigadistas têm que estar prontos para entrar em ação”, defendeu Fagundes, membro da Comissão de Meio Ambiente no Senado Federal.

Além da questão dos brigadistas, o comandante da Capitania dos Portos de Mato Grosso, Capitão de Fragata Jorge Henrique Correia de Sá, apresentou ao governador o projeto de implantação de uma hidrovia envolvendo os rios Arinos e Juruena, na região Noroeste do estado. 

Segundo o Capitão dos Portos, há 60 mil km de rios e quatro mil deles já são navegáveis, incluindo trechos dos rios Arinos e Juruena na região entre São José do Rio Claro e Porto dos Gaúchos. A partir deste município, a hidrovia avançaria em direção a Santarém (Pará), viabilizando o escoamento dos produtos agrícolas para os portos de Miritituba (Pará) e Vila do Conde (Pará).

O primeiro passo, como explica o Capitão de Fragata Felipe Tangari, comandante do Centro de Hidrografia e Navegação do Oeste da Marinha do Brasil, é a elaboração de estudos hidrográficos e cartas náuticas nestes rios e, nesse sentido, a Marinha do Brasil, por meio do Comando do 6⁰ Distrito Naval, buscou a parceria do governo do Estado de Mato Grosso.

 
Com assessoria
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet