Cuiabá, domingo, 12/05/2024
05:05:04
informe o texto

Notícias / Política

22/07/2023 às 10:02

RANKING DA VIOLÊNCIA

Mendes diz que MT vai continuar 'enxugando o gelo' enquanto legislação não mudar

O pronunciamento foi feito em relação ao ranking das 50 cidades mais violentas do Brasil, no qual Sorriso ocupa o 6° lugar

Da Redação - Eloany Nascimento / Da Reportagem Local - Renan Marcel

Mendes diz que MT vai continuar 'enxugando o gelo' enquanto legislação não mudar

Foto: Secom-MT

Um dias após a divulgação do ranking das cidades mais violentas do Brasil, no qual Sorriso ficou em 6º lugar, o governador Mauro Mendes (União) reduziu a gravidade do problema alegando que o número de mortes violentas e intencionais estão relacionadas a “bandido matando bandido” e que enquanto não houver mudanças na legislaçã,o o governo continuará “enxugando o gelo”.

“Olha, o governo tomou medidas todos os dias, mas aqueles crimes lá acho que todos sabem que ali é bandido matando bandido. O governo tá prendendo, pode ver a quantidade de operações que a Polícia Civil fez esse ano em cima das facções criminosas, então o governo tá fazendo o seu papel”, disse Mauro em entrevista à imprensa nessa sexta-feira (21), durante vistoria das obras de implantação e duplicação do Rodoanel e construção de ponte sobre o Rio Cuiabá. 

A declaração de Mendes faz referência à guerra de facções que tem contribuído para o aumento dos índices de violência na cidade. Segundo autoridades, a rivalidade começou porque alguns integrantes não estavam mais de acordo com as decisões tomadas pelas lideranças do grupo, o que gerou a revolta de alguns dos faccionados que posteriormente se dividiram e travaram uma disputa por território.

Segundo os dados da 17ª edição do Anuário Brasileiro de Segurança Pública, a cidade localizada no Norte do estado apresentou uma taxa de 70,5 mortes violentas intencionais para cada 100 mil habitantes no ano passado, superando em mais de 300% a média nacional, que é de 19,5.

O levantamento revela também que Mato Grosso registrou um aumento de 20% em relação ao ano anterior, foram 1.072 casos de mortes violentas intencionais somente em 2022. 

“Eu digo sempre, infelizmente a lei brasileira é frouxa. Tanto que nos últimos 40 anos no Brasil todos os indicadores de criminalidade aumentaram. Enquanto não mudarmos a lei, nós vamos ficar enxugando gelo o aqui”, finalizou.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet