Cuiabá, sábado, 27/04/2024
01:31:16
informe o texto

Notícias / Agro e Economia

28/07/2023 às 16:28

DIA DO AGRICULTOR

Saiba a importância do agricultor para a qualidade de vida e o crescimento da economia brasileira

O agronegócio corresponde a 7,9% de todas as riquezas produzidas no Brasil, mas ainda possui desafios

Leiagora

Saiba a importância do agricultor para a qualidade de vida e o crescimento da economia brasileira

Foto: Reprodução

Dia 28 de julho é celebrado o Dia do Agricultor, um profissional do campo que desempenha um papel fundamental na qualidade de vida de todas as pessoas. Para se ter uma ideia da dimensão econômica do setor e da importância do agricultor, dados do Insper (Instituto de Ensino e Pesquisa), de 2022 revelam que agronegócio corresponde a 7,9% de todas as riquezas produzidas, gerando 13,96 milhões de empregos e totalizando US$ 159,09 bilhões em exportações pelo país.
 
Na mesma linha, o Brasil é amplamente reconhecido por sua alta produção agrícola. Dados do Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) reforçam o quanto o país se destaca internacionalmente nesse setor, correspondendo a cerca de 10% da produção mundial de grãos e oleaginosas. Além de fornecer alimentos essenciais, os agricultores são responsáveis pelos insumos e matérias-primas de vários itens do nosso dia a dia, como, por exemplo, roupas, cadernos, borrachas, móveis e combustíveis. 

De acordo com Alvaro Fachim, coordenador do curso de Agronomia da Faculdade Anhanguera, apesar de sua importância, ainda existem desafios que prejudicam a área atualmente. “A agricultura familiar e os pequenos produtores precisam de mais investimentos em tecnologias e informação para serem mais produtivos e sustentáveis”, explica. Isso ocorre, porque, segundo ele, a implementação de novas ferramentas ligadas ao universo tech e estudos acadêmicos na área, ainda carecem de atenção dos órgãos responsáveis de cada região. 

Para o especialista, o Brasil tem potencial para se manter entre os principais países no ranking mundial do agronegócio caso continue aprimorando e incentivando as pesquisas na busca de instrumentos que assegurem a produção, a circulação econômica, a sustentabilidade e uma maior capacitação de todos os profissionais envolvidos.

 
Assessoria
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet