Cuiabá, sábado, 27/04/2024
23:41:49
informe o texto

Notícias / Geral

30/07/2023 às 16:32

ESPIONAGEM

EUA caçam código chinês descoberto pela Microsoft em base militar

Governo americano tenta desvendar código “misterioso” descoberto pela Microsoft; aparente alvo é base militar dos EUA em Guam

Metrópoles

EUA caçam código chinês descoberto pela Microsoft em base militar

Foto: Reprodução

A Microsoft descobriu em sistemas de telecomunicação na ilha de Guam, na Oceania, um código de computador “misterioso” aparecendo no entorno da base militar dos Estados Unidos na região.

A empresa diz que o código foi instalado por um grupo de hackers chineses e que estaria ligado ao governo em Pequim, segundo o jornal The New York Times.

O caso está sendo agora apurado pelo governo americano.

O tema levantou alertas em Washington porque Guam é uma das principais bases chinesas no Pacífico e o principal ponto a ser usado no caso de uma guerra entre China e Taiwan.Espionagem

O código descoberto pela Microsoft é um tipo de “WebShell”, que permite que um servidor seja acessado remotamente. Roteadores domésticos são particularmente vulneráveis e podem ser usados como caminho para os invasores.

A Microsoft diz que o grupo responsável se chama “Volt Typhoon” e seria patrocinado pelo governo chinês, com esforços para mirar infraestrutura crítica como comunicações, eletricidade e transportes marítimos. A leitura é que, por ora, os invasores descobertos estavam em fase de tentativa de espionagem, e não de ataques diretos.

“O Volt Typhoon está ativo desde meados de 2021 e tem como alvo organizações de infraestrutura crítica em Guam e em outras partes dos Estados Unidos”, disse a Microsoft, em nota.

A Agência de Segurança Nacional dos EUA, em colaboração com países como Austrália, Reino Unido, Nova Zelândia e Canadá, publicou um relatório de 24 páginas com detalhes sobre o código descoberto pela Microsoft e alertas sobre o que chamou de um “cluster de atividade recentemente descoberto” vindo da China.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet