Cuiabá, sábado, 27/04/2024
05:23:07
informe o texto

Notícias / Agro e Economia

22/08/2023 às 11:11

AGRICULTURA FAMILIAR

'Ganhei tempo e renda', diz produtor de leite beneficiado com resfriador do Programa MT Produtivo Leite

Após ter sido contemplado, Jaciel de Oliveira armazena o leite e aguarda o laticínio buscar no sítio dele localizado em Nortelândia

Leiagora

'Ganhei tempo e renda', diz produtor de leite beneficiado com resfriador do Programa MT Produtivo Leite

Foto: Secom-MT

A rotina do produtor familiar Jaciel de Oliveira, de 52 anos, mudou para melhor desde que foi contemplado com um resfriador do Programa MT Produtivo Leite, desenvolvido pela Secretaria de Estado de Agricultura Familiar (Seaf). Antes, ele tinha que percorrer cerca de 4 km por dia para levar até o laticínio o leite produzido no sítio dele, no Assentamento São Francisco, em Nortelândia, a 227 km de Cuiabá.

Agora, com o resfriador que tem capacidade para armazenar mil litros de leite, pode guardar a produção e esperar o laticínio buscar o leite na propriedade dele.

"Com essa ajuda do Governo do Estado, eu ganhei tempo e também melhorou a minha renda e da minha família", destacou o produtor. 

Além da capacidade de armazenamento, o resfriador mantém a temperatura em caso de interrupção no abastecimento de energia. “Aqui tem um problema de energia, volta e meia a energia vai embora, e o resfriador mantém a temperatura por até 48 horas depois que a energia acaba”, afirmou o produtor. 

Ele cria 11 vacas leiteiras no sítio de 31 hectares, onde mora há 22 anos, e tira em média 50 litros de leite por dia, mas, em tempos de chuva, consegue tirar mais de 100 litros. A estimativa é melhorar a produção quando outras seis vacas que estão prenhes, por meio de inseminação artificial, estiverem produzindo. A previsão é chegar a 150 litros. 

O apoio do Governo do Estado tem sido fundamental, segundo o produtor que viu muitos vizinhos desistirem de produzir leite ao longo dos anos. Ele permaneceu firme e agora consegue obter resultados. 

O secretário interino de Agricultura Familiar, Luluca Ribeiro, afirmou que o Programa MT Produtivo já entregou 700 resfriadores para produtores de todo o estado, por meio de parceria entre a Secretaria de Agricultura Familiar do Estado com prefeituras, associações e cooperativas. 

“Esse investimento melhora a vida dos produtores familiares e reduz o custo da produção, atingindo o nosso objetivo enquanto governo do Estado, de facilitar, incentivar e fortalecer a produção no campo”, destacou.

 
Secom-MT
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet