Cuiabá, sábado, 27/04/2024
06:43:04
informe o texto

Notícias / Agro e Economia

04/09/2023 às 07:42

DESAFIO LOGÍSTICO

Pioneira em ‘delivery de sementes’ em MT amplia SeedPlace 163 e garante entrega ao maior corredor agrícola do estado

Agro-Sol duplicou a capacidade de estocagem e entrega de sementes em um raio de 500 quilômetros no corredor da soja

Jardel P. Arruda

Pioneira em ‘delivery de sementes’ em MT amplia SeedPlace 163 e garante entrega ao maior corredor agrícola do estado

Foto: Rafael Pereira

Imagine que dentro de cada semente de soja tem tecnologia embutida para prevenir o ataque de pragas, aumentar a resistência às intempéries climáticas e potencializar a produtividade. 

Contudo, diferente de uma máquina, as sementes estão vivas e precisam de um armazenamento especial até serem utilizadas e, por isso, é um arriscado mantê-las em fazendas. Afinal, é preciso de um ambiente com tanta ou mais tecnologia que as sementes industriais para garantir as condições corretas de armazenamento.

E para complicar ainda mais, o produtor rural pode precisar delas “de repente”, em um lapso de tempo de 24h a 48h, quando surge o clima ideal para fazer a semeadura e, com isso, garantir a melhor produtividade possível em contraponto ao menor gasto.

Quem estava de olho nesse problema é o professor de Agronomia Rogério Coimbra, da Universidade Federal de Mato Grosso, Campus Sinop. De olho em soluções adotadas por outras indústrias com centros de distribuição muitas vezes localizados longe de onde seus produtos eram fabricados, ele passou a defender essa ideia na indústria da semente, chegando a publicar artigos em revistas especializadas internacionais.



“A tecnologia do CDs (Centro de Distribuição) vem da indústria de eletrodomésticos, até mesmo de defensivos. Existia uma cultura aqui no Mato Grosso, que acabou se tornando o centro mais pujante de consumo de sementes de soja, de guardar a semente juntamente com defensivos ou com adubos. E isso não funciona porque nós estamos falando de uma estrutura viva que requer cuidados especiais, principalmente controle de temperatura e umidade e não é simplesmente refrigerar o ambiente”, explicou Coimbra.

A Solução

A solução para esse desafio em Mato Grosso surgiu através de uma parceria entre a UFMT Sinop e a Agro-Sol, empresa de produção de sementes sediada em Campo Verde, quase 500 quilômetros de distância do corredor de soja da BR-163 no Médio Norte do estado.

A partir dessa cooperação técnica surgiu o SeedPlace 163, um centro de tratamento e distribuição de sementes, em 2021, entre os municípios de Lucas do Rio Verde e Sorriso, no coração do principal corredor de soja de Mato Grosso.

Trata-se de um local estrategicamente posicionado para atender propriedades rurais em um raio de 500 quilômetros dentro da janela de tempo necessário para o produtor, bem como tecnologicamente preparado para manter a semente no melhor estado até ela chegar ao local onde será semeada: ventilação cruzada, climatização, estabilidade de umidade, iluminação adequada, etc.


E, agora em 2023, foi inaugurada a ampliação do local, tendo dobrado a capacidade com a construção de um segundo armazém. Cada um deles tem 5.000m2 de área, com capacidade total para armazenamento de 20.000 big bags de 5 milhões de sementes cada, somente no SeedPlace 163.

A ideia é liberar o produtor rural de ter a necessidade de investir em uma equipe especializada na estocagem e armanezamento de semente, maquinários próprios, além do risco de poder perder o produtor devido à dificuldade técnica de lidar com as sementes. E, com isso, é claro, ganhar mercado consumidor.



“A gente trouxe mais perto para oferecer essa conveniência dá a semente próxima uma entrega, mas é pontual e a semente pronta. Por isso o tratamento da semente. [...] E a gente acessando o mercado, trazendo essa conveniência, existe uma troca, porque produtor deixa de fazer o tratamento 'on farm' pela conveniência de não ter que ter uma equipe e maquinário”, explica Eduardo Dallastra, CEO da Agro-Sol.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet