Cuiabá, terça-feira, 14/05/2024
05:38:29
informe o texto

Notícias / Agro e Economia

11/09/2023 às 15:00

EM TRÂMITE NA AL

Diego defende que PL que prevê padronização de garrafões trará liberdade de consumo

Iniciativa propõe que consumidores possam escolher o produto sem ficarem presos a marca

Da Redação - Karine Arruda / Da Reportagem Local - Paulo Henrique Fanaia

Diego defende que PL que prevê padronização de garrafões trará liberdade de consumo

Foto: Angelo Varela/ALMT

O deputado estadual Diego Guimarães (Republicanos) defende que o projeto de lei de sua autoria, que prevê uma padronização nos garrafões de água potável em Mato Grosso, garantirá que os consumidores não fiquem presos a determinadas marcas ou empresas no ato da compra, se estes possuírem o recipiente retornável.

O projeto institui a obrigatoriedade de um sistema intercambiável que libere o consumidor para a liberdade de escolha sobre a água mineral que deseja.

Em tese, Diego esclarece que, a partir do momento em que o galão é vendido ao consumidor, ele passa a ser detentor do produto, transferindo a responsabilidade da empresa fabricante para o comprador.

"O que nós queremos é libertar o consumidor das amarras de qualquer empresa. Permitir que o consumidor, que é proprietário e detentor do garrafão, possa comprar, com o garrafão que tiver, qualquer marca de água e não somente aquela que foi vendida com o garrafão", contou.

O deputado explica que a falta de um padrão nos garrafões causa um monopólio da venda de água, já que as empresas que tiverem mais recipientes vendidos e entregues ao consumidor final acabam ‘prendendo’ aquele cidadão ao uso exclusivo de determinada marca.

"Nossa intenção é permitir que os garrafões sejam intercambiáveis, ou seja, qualquer empresa pode envasar qualquer garrafão, e universal, até porque eles têm padrões mínimos e técnicos que garantem a qualidade, tanto na questão do peso, quanto na durabilidade e higiene, que são assegurados pelos órgãos de vigilância sanitária de saúde que garantem ao consumidor qualquer produto que seja colocado no mercado”, disse.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet