Cuiabá, sábado, 27/04/2024
17:03:42
informe o texto

Notícias / Agro e Economia

11/09/2023 às 10:39

ÉPOCA DE REPRODUÇÃO

Acrimat orienta pecuaristas a se planejarem para o período de estação de monta

A estação de monta é uma técnica de manejo aparentemente simples, mas que, quando implementada estrategicamente, pode resultar em elevadas taxas de fertilidade

Leiagora

Acrimat orienta pecuaristas a se planejarem para o período de estação de monta

Foto: Arquivo / Agência Brasil/Ascom Adepará

Enquanto a chuva não chega definitivamente, trazendo pastos verdes, o pecuarista precisa começar os preparativos para uma fase importante na criação de gado de corte em Mato Grosso. No aguardo da primavera vem também o tão aguardado período de estação de monta. Época importante para a reprodução do gado de corte.

A estação de monta é uma técnica de manejo aparentemente simples, mas que, quando implementada estrategicamente, pode resultar em elevadas taxas de fertilidade nas matrizes e viabilidade das crias. O primeiro benefício dessa prática é fornecer ao criador informações precisas sobre a situação reprodutiva do rebanho, permitindo o planejamento adequado da substituição e do descarte das matrizes que não conseguiram conceber durante a estação de reprodução, mesmo estando em condições semelhantes às demais.

“O planejamento é você ver o que tem, partindo para algo que você deseja, na medida do que pode ser realizado. Com a chegada da estação de monta, o pecuarista precisa ficar atento para alguns fatores que influenciam na produtividade em campo. Capacidade de rebanho em pasto, escolha do sêmen e o manejo sanitário fazem parte do planejamento que o pecuarista precisa neste momento que antecede a cria”, explica o médico veterinário e gerente de relações institucionais da Acrimat, Nilton Mesquita Jr.

No universo da pecuária de corte, onde as etapas de cria, recria e engorda são tradicionais, a fase de cria precisa de uma atenção minuciosa, tanto no manejo reprodutivo, quanto aos cuidados essenciais durante os processos de parição e aleitamento. É durante a fase de cria que observamos a maior incidência de perdas devido a falhas na reprodução e, posteriormente, à mortalidade dos bezerros recém-nascidos.

Nesse cenário, a fertilidade e a saúde da fêmea são as características preponderantes em qualquer criação de gado. Altas taxas de fertilidade e genética são fatores cruciais que determinam a eficácia financeira do sistema de produção, garantindo o retorno dos investimentos em genética superior.

“O objetivo primordial da estação de monta é otimizar a eficiência reprodutiva. O objetivo da estação de monta é alinhar o período de maior demanda nutricional das vacas, com a época do ano de maior disponibilidade de forragem, ou seja, a temporada de chuvas. Isso possibilita alcançar índices reprodutivos superiores, uma vez que a fase de lactação requer um suprimento adequado de nutrientes para a atividade reprodutiva.” Finaliza Mesquita.

A Associação dos Criadores de Mato Grosso reitera a importância do planejamento para essa época do ano e está sempre a disposição, com equipes técnicas para esclarecer dúvidas dos pecuaristas.

 
Assessoria Acrimat
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet