Cuiabá, sábado, 27/04/2024
22:54:11
informe o texto

Notícias / Geral

13/09/2023 às 15:28

ATRASOS RECORRENTES

Após cobrança de catadores de recicláveis, prefeitura garante pagamento de auxílio

O valor destinado a essa categoria é de um salário mínimo, R$ 1.320, por dois anos, e é garantido por lei aos profissionais que trabalhavam no antigo aterro sanitário de Cuiabá

Eloany Nascimento

Após cobrança de catadores de recicláveis, prefeitura garante pagamento de auxílio

Foto: Gustavo Duarte

Após cobrança de mais 300 catadores de recicláveis sobre o atraso no pagamento da parcela do programa Renda Solidária III, a Prefeitura de Cuiabá afirmou que irá pagar auxílio nesta quarta-feira (13). O valor destinado a essa categoria é de um salário mínimo, R$ 1.320, por dois anos, e é garantido por lei aos profissionais que trabalhavam no antigo aterro sanitário de Cuiabá.

De acordo com representante da categoria, que não quis se identificar, quando a lei foi publicada em fevereiro deste ano, ficou acordado que o pagamento deveria ser pago todo 5° dia útil do mês, e que desde a primeira parcela o prazo não foi cumprido.

Ao contrário do que dizem os catadores, a Empresa Cuiabana de Zeladoria e Serviços Urbanos (Limpurb), diz que o prazo acordado é de até o 10° dia útil, e justificou que a demora no pagamento neste mês é em decorrência de um problema no sistema.

Nenhum dos prazos e datas estão estabelecidos na lei Nº 6.912, que regulamenta o auxílio aos Catadores de Materiais Recicláveis em decorrência da desativação do Aterro Sanitário do município.


Indignado com a situação, o catador explica que essa situação causa transtornos às famílias que dependem desse auxílio. “Todos os meses há um atraso de até 10 dias. Eles prometem um prazo e ele não é cumprido. Isso é um prejuízo pra gente, porque atrasa o aluguel, a conta de energia, água, e outras despesas básicas com a alimentação. Além disso, acaba com a paz e a tranquilidade para levar o dia”, explicou

A desativação do aterro sanitário ocorreu no dia 31 de março, e atende ao novo marco legal de saneamento básico, que emitiu normas de referência para o fechamento dos mais de três mil lixões e aterros irregulares no país.

Confira nota da prefeitura na íntegra:


A Empresa Cuiabana de Zeladoria e Serviços Urbanos esclarece:

-O pagamento do auxílio financeiro dos catadores de recicláveis é realizado no décimo dia útil de cada mês;

-Neste mês (setembro) houve um problema no sistema e o valor será depositado ainda nesta quarta-feira (13) na conta dos catadores.

 
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet