Cuiabá, sábado, 27/04/2024
15:21:18
informe o texto

Notícias / Política

14/09/2023 às 07:32

PRONTA PARA ESCLARECIMENTOS

Secretária vê cunho político em tentativa de criar CPI da Sema e se coloca à disposição da AL

A gestora da pasta alegou ainda que os problemas existentes com o CAR são de questões jurídicas e que alguns produtores não aceitam a interpretação do órgão ambiental

Da Redação - Kamila Arruda / Da Reportagem Local - Paulo Henrique Fanaia

Secretária vê cunho político em tentativa de criar CPI da Sema e se coloca à disposição da AL

Foto: Mayke Toscano/Secom-MT

A secretária de Meio Ambiente do Estado, Mauren Lazzaretti, se coloca à disposição da Assembleia Legislativa para esclarecer o funcionamento do cadastro ambiental rural, e acredita não ser necessária a criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para apurar a existência de um suposto esquema de corrupção envolvendo o serviço disponibilizado pela pasta.

Nos bastidores, os parlamentares estariam cogitando abrir uma investigação para verificar a existência um possível esquema de corrupção, onde um escritório estaria obtendo vantagem no momento de figurar nos processos ambientais.

“Na verdade, eu acho que isso é muito mais político do que técnico, ou com fundamento que justifique uma abertura de uma CPI. Primeiro que o cadastro ambiental é um cadastro público e amplo e irrestrito acesso a todos os órgãos de controle, inclusive à Assembleia”, destacou Mauren.

Além disso, a integrante do primeiro escalão estadual afirma que já levou ao conhecimento do Parlamento de Mato Grosso que “o problema do cadastro ambiental rural não é, necessariamente, o órgão ambiental, mas sim algumas indefinições que existem do ponto de vista jurídico da aplicação”.

“Alguns produtores não aceitam a interpretação do órgão ambiental em relação a alguns temas como tipologia, áreas consolidadas, desmembramento de áreas. Isso não é um assunto tormentoso ou que existe fraude”, completou.

Por fim, ela ainda se coloca à disposição dos parlamentares e afirma que para comparecer ao Legislativo não precisa de convocação.

“Eu já fui na Assembleia diversas vezes e não preciso ser convocada, é só ser convidada e recebo a qualquer hora qualquer parlamentar que queira entender os dados que já são públicos e estão à disposição de todo”, finalizou.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet