Cuiabá, domingo, 28/04/2024
02:15:51
informe o texto

Notícias / Geral

14/09/2023 às 12:20

MUDANÇA

Problemas técnicos fazem Prefeitura prorrogar taxa de coleta de lixo referente a agosto

A medida foi regulamentada por meio de um decreto baixado pelo prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) e publicado na Gazeta Municipal que circula nesta quinta-feira (14)

Leiagora

Problemas técnicos fazem Prefeitura prorrogar taxa de coleta de lixo referente a agosto

Foto: Luiz Alves

Diante das inúmeras reclamações, a Prefeitura de Cuiabá prorrogou o pagamento da taxa de lixo referente ao mês de agosto. Devido a problemas técnicos operacionais que impossibilitaram a transferência das informações do tributo à concessionária Águas Cuiabá, a cobrança será feita, excepcionalmente, pela Secretaria de Fazenda e terá como data de vencimento o dia 22 de setembro.

A medida foi regulamentada por meio de um decreto baixado pelo prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) e publicado na Gazeta Municipal que circula nesta quinta-feira (14).

Neste ano, 75% dos imóveis cuiabanos estarão isentos do pagamento do tributo, em 2023. A guia DAM - Documento de Arrecadação Municipal, para o recolhimento da Taxa de Coleta de Lixo do mês de agosto de 2023, estará disponível e deverá ser impressa no site https://portalfazenda.cuiaba.mt.gov.br, ou no CIAC - Centro Integrado de Atendimento ao Contribuinte, localizado na Rua Barão de Melgaço, 3814 - Centro - Cuiabá- MT, para atendimento presencial.

A normativa que regulamenta o lançamento, a cobrança e a forma de pagamento da Taxa de Coleta de Lixo do exercício financeiro de 2023 foi adotada considerando problemas técnicos operacionais que impossibilitaram a transferência das informações da Taxa de Coleta de Lixo do mês de agosto de 2023 à concessionária Águas Cuiabá.

Obrigatoriedade

A implantação do tributo em Cuiabá atende a obrigatoriedade impostas aos municípios brasileiros, por meio do novo Marco Regulatório do Saneamento Básico (Lei Federal nº 14.026/2020). Respeitando a Lei nº 522/2022, aprovada na Câmara Municipal, e neste ano, 75% dos imóveis cuiabanos estarão isentos do pagamento do tributo, em 2023.


Para este ano, o valor mensal da taxa é de R$ 10,60 para imóveis que recebem o serviço de coleta domiciliar de lixo três vezes por semana e R$ 21,20 para aqueles onde a frequência é de seis vezes por semana. O serviço de coleta de lixo domiciliar é coordenado pela Empresa Cuiabana de Zeladoria e Serviços Urbanos (Limpurb).

Convênio: A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Fazenda, celebrou Convênio 001/2023,  com a Concessionária Águas Cuiabá com anuência da Agência Municipal de Regulação e Serviços Públicos – Arsec, para prestação de serviços de arrecadação e cobrança da taxa de coleta de lixo a partir do mês de outubro.  O Convênio 001/2023 foi publicado na edição da Gazeta Municipal desta terça-feira (12).

Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet