Cuiabá, sábado, 27/04/2024
10:00:42
informe o texto

Notícias / Geral

21/09/2023 às 12:38

MELHORES RECEITAS

Seduc divulga resultado da 2ª etapa e dos finalistas do SuperChef da Educação

Competição valoriza o papel dos profissionais da nutrição escolar por proporcionarem alimentação saudável e adequada a estudantes

Leiagora

Seduc divulga resultado da 2ª etapa e dos finalistas do SuperChef da Educação

Foto: Harleid Claiton / Seduc-MT

A Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT) divulgou nesta terça-feira (19) o resultado da 2ª etapa e dos finalistas da Competição SuperChef da Educação - Melhores Receitas da Rede Estadual de Ensino. A votação foi realizada entre os dias 11 e 17 de setembro.

De acordo com o secretário de Estado de Educação, Alan Porto, o intuito da competição é valorizar o papel dos profissionais da nutrição escolar na promoção da alimentação saudável e adequada no ambiente escolar, além de incentivar a utilização de alimentos oriundos da agricultura familiar como determina o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).
 
O resultado final da competição será divulgado no dia 6 de outubro, quando a receita será preparada e avaliada por quatro jurados, seguindo os seguintes critérios: modo de preparo, boas práticas, sabor e apresentação.
 
Segundo a coordenadora de Alimentação Ascolar da Seduc, Luana Leão, a competição foi realizada em três etapas até agora. A primeira fase foi eliminatória e os ingredientes das receitas foram analisados por nutricionistas da Seduc quanto ao tipo de alimento (in natura, processado, ultra processado e proibido), além da criatividade.
 
Já a segunda foi classificatória. Os nutricionistas, junto com as Diretorias Regionais de Educação (DREs), analisaram ingredientes quanto à viabilidade do PNAE, se são oriundos da agricultura familiar e a criatividade do prato. Nesta fase, as receitas que obtiverem 20 pontos ou mais foram classificadas e submetidas à votação da comunidade escolar.
 
As receitas ficaram disponíveis no site da competição com a foto, os ingredientes, modo de preparo e a DRE do participante. A votação foi aberta e as três receitas mais votadas por DRE foram premiadas, sendo que a receita vencedora de cada DRE participará da etapa final, em Cuiabá. 

Premiação
 
As premiações serão para os três primeiros colocados por DRE e para os três finalistas. Todos os participantes aprovados na primeira etapa receberão certificados.

Os três primeiros colocados na segunda etapa, inscritos em cada Diretoria Regional de Educação, serão premiados. O primeiro colocado receberá uma diária com acompanhante em pousada ou hotel; o 2º colocado, um cartão presente de loja, no valor de R$ 700; o 3º colocado ganhará um dia de spa em um salão de beleza, no valor de R$ 400.
 
Já a etapa final vai premiar o 1º colocado com um notebook; o 2º colocado com um aparelho celular, e o 3º colocado com um tablet.

Os 14 finalistas ganharão curso de gastronomia no formato EAD (online) da Escola de Gastronomia Brasil – IGA. A receita vencedora do 1º lugar estará no cardápio escolar de 2024.

Confira AQUI o resultado da segunda etapa dos premiados
Confira AQUI a classificação para etapa final

 
Seduc
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet