Cuiabá, segunda-feira, 29/04/2024
10:38:22
informe o texto

Notícias / Polícia

21/09/2023 às 13:17

CONFIRA NOMES

Prefeitos de MT estão entre alvos de operação contra esquema de fraudes na área de gestão florestal

Além dos gestores, são alvos 13 servidores da Secretaria de Meio Ambiente (Sema), que foram afastados dos cargos

Eloany Nascimento

Prefeitos de MT estão entre alvos de operação contra esquema de fraudes na área de gestão florestal

Foto: reprodução

Os prefeitos Altamir Kurten (PSDB), do município de Cláudia, e José Antônio Dubiella (MDB), de Feliz Natal, estão entre os alvos da Operação Desbaste, deflagrada na manhã desta quinta-feira (21). Além dos gestores, estão entre os alvos 13 servidores da Secretaria de Meio Ambiente (Sema), que foram afastados dos cargos. Os investigados são suspeitos de envolvimento com esquema de fraudes na área de gestão florestal do estado.

Estão em cumprimento 37 ordens judiciais, sendo 20 mandados de buscas e apreensões e 17 medidas cautelares. Os mandados são cumpridos nos municípios de Cuiabá, Sinop, Cláudia, Santa Carmem, Feliz Natal, Alta Floresta e Colniza. Os alvos são pessoas físicas responsáveis por, em tese, operar o esquema de fraudes na gestão florestal.

De acordo com a Polícia Civil, a operação tem como objetivo combater uma organização criminosa formada para fraudar licenciamentos ambientais e sistemas de controle ambiental (CC-Sema, Sisflora e Simlam). Além disso, os responsáveis atuaram na lavagem de dinheiro e outros ativos obtidos de forma criminosa com desmatamentos, falsificações e corrupção. 

Leia também - Engenheiros, empresários e servidores da Sema são alvos de operação contra fraudes

Ainda conforme a PC, são investigados milhares de metros cúbicos de árvores de desmatamentos ilegais principalmente na floresta amazônica. O esquema contava com o envolvimento de engenheiros, agentes públicos e empresários.

Entre os investigados, além dos prefeitos, estão 13 servidores da Sema. São eles: Victor Carneiro Pereira da Fonseca, Eunice Luna Falqueto, Flavio Hoescher da Sival, Floriano da Cunha Pinheiro, Huelton Lima da Silva, Jackson Monteiro de Medeiros, Jean Paulo Bahia de Oliveira, Joelson Lucas de Albuquerque, Ricardo Heinen Borges da Silva, Bruna Ribeiro de Oliveira, Ana Paula Alves Gondim, Eduardo Silva Penna e Ronnky Chaell Braga da Silva.

Os investigados respondem pelos delitos de organização criminosa, lavagem de dinheiro, falsidade ideológica, inserção de dados falsos em sistemas de informação, corrupção e outros crimes contra a administração ambiental, dentre outros, cujas penas máximas somadas podem chegar a mais de 20 anos. O inquérito está sob sigilo judicial.

A operação foi deflagrada pela força-tarefa ambiental do Grupo de Atuação Contra o Crime Organizado (Gaeco).

Envolvimento com outro esquema 

O prefeito de Feliz Natal, José Antônio Dubiella (MDB), e o vice Antônio Alves da Costa (PDT), já foram alvos de outra ação, a Operação Ronuro, em maio deste ano, contra extração e desmatamento ilegal de madeira, na região Norte do estado.

Os investigados tiveram mandados de busca e apreensão cumpridos em suas residências e madeireiras por envolvimento no comércio de madeiras retiradas ilegalmente da Estação do Rio Ronuro.

Leia mais - Prefeito e vice são alvos de operação que combate extração ilegal de madeira no norte de MT

Ao Leiagora, o departamento jurídico da Prefeitura de Cláudia, informou que não irá se manifestar, porque a investigação se refere a questões particulares do prefeito e suas empresas, e informou que o gestor deverá publicar ainda nesta quinta (21), uma nota para esclarecer os fatos.

A reportagem tentou contato com a Prefeitura de Feliz Natal, mas não obteve sucesso. O telefone chamou até cair a ligação.

 
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet