Cuiabá, terça-feira, 30/04/2024
13:31:34
informe o texto

Notícias / Polícia

26/09/2023 às 09:11

OPERAÇÃO DESMANCHE S/A

Vídeos e fotos | Empresários do ramo de autopeças são alvos de operação que investiga roubo e desmanche de caminhões

A ação deflagrada na manhã desta terça cumpre 177 ordens judiciais, sendo 19 de prisões, 22 de busca e apreensão, além do sequestro de carros de luxo e o bloqueio de R$ 46 milhões

Alline Marques

<Font color=Orange> Vídeos e fotos </font color> | Empresários do ramo de autopeças são alvos de operação que investiga roubo e desmanche de caminhões

Foto: PJC - MT

Um grupo de empresários de lojas de autopeças na região metropolitana é alvo da Operação Desmanche S/A, deflagrada na manhã desta terça-feira (26), e são acusados de participar de um esquema de roubos e desmanches de caminhões de grande porte. As peças eram reinseridas no mercado como lícitas e comercializadas por essas empresas. 

Ao todo, 12 empresas foram identificadas no esquema
, sendo todas alvo de ordem judicial de suspensão das atividades. Conforme as investigações, as empresas apresentavam um faturamento e uma atividade econômica que destoavam substancialmente do padrão comum em seu setor, levantando suspeitas sobre a legalidade de suas operações.

A ação foi deflargada pela Delegacia Especializada de Roubos e Furtos de Veículos (Derfva) e cumpre cumprimento 177 ordens judiciais, sendo 19 mandados de prisão, incluíndo os empresários de autopeças, 22 de busca e apreensão, além do sequestro de veículos de luxo adquiridos com recurso do crime e o bloqueio de mais de R$ 46 milhões das contas dos envolvidos com a organização criminosa.

A operação de grande porte é resultado de meses de investigações realizadas pela equipe da Derfva, que revelaram um sofisticado esquema de crime organizado em que o grupo criminoso operava fomentando o roubo de caminhões. Os veículos, posteriormente, eram desmontados para venda de peças no mercado ilegal, por meio de empresas autopeças de fachada.



A polícia requereu à justiça a suspensão de atividade econômica e financeira das12 empresas identificadas como parte da quadrilha, que era usadas para desmanche de veículos, além da suspensão de exercício de atividade financeira de uma mulher identificada como contadora do grupo criminoso.

Os mandados de busca e apreensão são cumpridos em diversos municípios de Mato Grosso, como Cuiabá, Várzea Grande, Sinop, Mirassol D'Oeste, e em outros estados do país, como por exemplo Rondônia, demonstrando a amplitude da operação e o compromisso na desarticulação do esquema criminoso.

As buscas nas empresas investigadas contam com apoio da Superintendência de Fiscalização da Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz) e de peritos da Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec). 


 
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet