Cuiabá, sexta-feira, 03/05/2024
20:47:02
informe o texto

Notícias / Agro e Economia

01/10/2023 às 17:17

PESQUISA

Cresce índice de confiança do comerciante em setembro em Cuiabá

No entanto, o índice atual ainda mostra uma queda de 16,5% no comparativo com setembro do ano passado, quanto apresentava 137,5 pontos

Leiagora

Cresce índice de confiança do comerciante em setembro em Cuiabá

Foto: Reprodução

O nível de confiança do empresariado em Cuiabá atingiu 114,8 pontos em setembro, uma alta de 0,9% em relação ao mês anterior, acumulando, assim, o terceiro aumento consecutivo na pesquisa realizada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e analisada pelo Instituto de Pesquisa da Fecomércio Mato Grosso (IPF-MT). No entanto, o índice atual ainda mostra uma queda de 16,5% no comparativo com setembro do ano passado, quanto apresentava 137,5 pontos.

Para o presidente da Fecomércio-MT, José Wenceslau de Souza Júnior, a retomada de crescimento no índice, após fortes quedas observadas nos primeiros meses do ano, se justifica pelas datas comemorativas do segundo semestre. “A volta do indicador em patamar de crescimento é importante para avaliar como os empresários do comércio consideram o cenário econômico e as tendências a serem tomadas em ações futuras, principalmente neste período de datas comemorativas consideradas positivas para o comércio”.

O que ajuda a explicar esta tendência são os subíndices que avalia Nível de Investimento das Empresas, que cresceu 6,9% em setembro sobre o mês anterior, e o Indicador de Contratação de Funcionários, com aumento mensal de 4,2%.

Também foi observado na pesquisa que grande parte dos componentes se mostraram em queda mensal, sendo os mais significativos a Expectativa da Economia Brasileira e Condições Atuais da Economia com -2,1% e -1,9%, respectivamente. Wenceslau Júnior explica que para esses componentes, “as quedas, na avaliação anual, são relevantes e podem estar atreladas ao cenário político e de acesso ao crédito”.

Na comparação com o mesmo período do ano passado, os subíndices que mais variaram têm relação com as Condições Atuais da Economia, que, neste ano, está 37,2% menor, e, em seguida, as Condições Atuais do Comércio, com índice 30,8% inferior ao ano anterior. O único que apresentou variação positiva no ano foi a Situação Atual dos Estoques, que cresceu 3,8%.

O presidente da federação destaca o bom momento para o consumo por parte das famílias na capital, o que pode refletir no cenário estadual. “Com uma intenção de consumo em alta pela população cuiabana, verificada no Índice de Intenção de Consumo das Famílias, a confiança dos empresários pode ter aumento nos próximos períodos, também atrelada às datas comemorativas de fim de ano, extremamente importantes para o setor”.

 
Assessoria
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet