Cuiabá, domingo, 28/04/2024
00:01:52
informe o texto

Notícias / Agro e Economia

02/10/2023 às 09:29

BOVINOCULTURA

Novas ferramentas auxiliam pecuaristas a enfrentar momentos de crise

Valor da arroba do boi neste mês de setembro está cerca de 30% menor que os praticados no início deste ano

Leiagora

Novas ferramentas auxiliam pecuaristas a enfrentar momentos de crise

Foto: Assessoria

O desafio dos pecuaristas é concreto quando se analisa o comportamento do mercado nos últimos dois anos. De acordo com os dados do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), o valor da arroba do boi neste mês de setembro está cerca de 30% menor que os praticados no início deste ano. E, quando comparado aos preços de janeiro de 2022, há uma queda ainda maior, na faixa de 45%. 

Diante deste cenário e com o objetivo de orientar os pecuaristas para minimizarem os prejuízos, a Hedge Agro Consultoria está realizando mentorias. “Mostramos e ensinamos a utilização correta das ferramentas que podem ajudar o pecuarista a planejar a negociação”, explica o consultor de comercialização, da Hedge Agro Consultoria, Rafael Grings

O diretor técnico da Associação de Criadores de Mato Grosso (Acrimat), Francisco Manzi, participou da última mentoria. Ele conta que aprendeu novas estratégias para proteger o seu capital, o que ajuda na tomada de decisões futuras. “Os termos técnicos foram traduzidos e digeridos. E é na dificuldade que identificamos o lucro ou o prejuízo. Neste momento, esta linha é muito tênue”.

De acordo com o Instituto de Defesa Agropecuária do Estado (Indea), Mato Grosso tem um rebanho de cerca de 34.4 milhões de cabeças, o que equivale a 15% do rebanho nacional. Se de um lado os preços da arroba do boi caíram, do outro aumentou o abate. O crescimento foi de 10%se comparado ao número de animais abatidos no último mês de agosto, com o mesmo período de 2022. 

Os pecuaristas são unânimes ao dizer que o momento é muito delicado e que essa fase é considerada uma das mais difíceis enfrentadas pelo setor. Há vários fatores que impactaram nesse panorama, entre elas, uma redução expressiva na quantidade de fêmeas abatidas nos anos de 2020 e 2021. “Temos que olhar o mercado desde 2020 para entender o que está acontecendo hoje”, aponta Rafael Grings.

Segundo ele, este é o momento do pecuarista se capacitar e utilizar ferramentas para gerir seu negócio da porteira para fora. “O que estamos vivendo deve ser tomado como experiência. A carne é uma commoditie e o pecuarista está exposto aos mais diversos impactos externos, mas é preciso ficar de olho porque, muitas vezes, o mercado financeiro pode se antecipar a algum movimento futuro”, diz Grings.

E é, neste momento, de tensão que surgem ferramentas como Call, Put, Boi a Termo e diversas outras. “Entender melhor tudo isso contribui para que possamos olhar o mercado de forma diferenciada. Eu que trabalho com nutrição animal estou muito mais ligado nas ações e iniciativas da porteira para dentro”, conta o pecuarista Marcel Gaiva que também é consultor na MG Agronegócios Cuiabá (MT).

E, segundo Gaiva, da porteira para fora os produtores ficam à mercê do mercado. “E com a hedge Agro aprendemos a comercializar nosso produto e não a vender. Foi muito importante aprender a diferença entre venda e comercialização”. Já Igor Marchezine, criador no município de Juscimeira (MT), enfatiza que uma das vantagens de se juntar a outros produtores é poder compartilhar as dificuldades e soluções. 

“As plataformas que conhecemos nesta mentoria nos favorece e nos ajuda na tomada de decisões”. Para completar, o pecuarista Rogério de Albuquerque, gestor na LFPEC, em Diamantino (MT), destaca que com um mercado tão volátil, a informação e as ferramentas são primordiais na tomada de decisão. “Esta iniciativa da Hedge Agro Consultoria nos fez enxergar mais recursos para proteger nosso patrimônio”.

 
Da assessoria 
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet