Cuiabá, sábado, 27/04/2024
19:17:11
informe o texto

Notícias / Variedades

18/10/2023 às 09:30

INVESTIGAÇÃO

Globo é denunciada ao MPF por intolerância religiosa em novelas

Denúncia de líderes de religiões de matriz africana foi motivada por uma suposta reunião entre o diretor Amauri Soares e autores da Globo

Metrópoles

Globo é denunciada ao MPF por intolerância religiosa em novelas

Foto: Reprodução TV Globo

Líderes de religiões de matriz africana querem que Ministério Público Federal (MPF) investigue o ocorrência de intolerância religiosa em novelas da emissora.

Segundo a Folha de S. Paulo, a denúncia teria sido motivada por reportagem do site Notícias da TV sobre uma reunião entre o diretor da TV e dos Estúdios, Amauri Soares, com autores da casa. Nela, Amauri teria dito que a maioria do país será de religião evangélica em 2030 e que é um objetivo da empresa é ter histórias que se conectem com essa parcela da população, deixando outras crenças de lado.

O fato teria revoltado autores e levou líderes de religiões de matriz africana a pediram uma investigação, para que a Globo explique sua decisão.

“É proibido que qualquer entidade faça acepção de credos ou agremiação de natureza religiosa em serviços que são regulamentados por concessões públicas, o caso do serviço de televisão por radiodifusão deve ser compartilhado entre a sociedade e o Estado brasileiro, considerando a pluralidade de ideias e de credos religiosos tão diversos e presentes em nosso país”, diz a denúncia.

O grupo que denunciou a Globo também pede que, caso as informações sejam verdadeiras, a emissora responda judicialmente por intolerância religiosa.

O MPF ainda aceitou a denúncia, mas tem o prazo de 30 dias para acatá-la ou não. À Folha, a Globo negou as acusações e diz que preza pela liberdade religiosa.

“Os Estúdios Globo estão sempre abertos a receber as mais diversas propostas criativas de seus criadores”, diz nota da empresa. “Vale reiterar ainda que a Globo apoia a liberdade religiosa e considera as diversas religiões professadas no país um patrimônio cultural da nação brasileira.”
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet