Cuiabá, sábado, 27/04/2024
07:40:47
informe o texto

Notícias / Agro e Economia

20/10/2023 às 15:15

FINANCIADA PELA FAPEMAT

Pesquisa procura popularizar o uso do pó de rocha na produção agrícola e em pastagens

Entre as vantagens dessa técnica estão a redução dos custos de produção e a capacidade de regeneração dos solos cultiváveis

Leiagora

Pesquisa procura popularizar o uso do pó de rocha na produção agrícola e em pastagens

Foto: Arquivo / Pesquisador

Uma pesquisa financiada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso (Fapemat) procura popularizar e mostrar as vantagens do uso do pó de rocha como alternativa para a produção agrícola e em pastagens.

Intitulado "Popularização do Uso de Remineralizadores de Solo (pó de rocha) no estado de Mato Grosso", o projeto buscou disseminar informações sobre a importância do uso de remineralizadores de solo no estado, com o intuito de proporcionar conhecimento técnico aos produtores rurais, profissionais do setor e instituições envolvidas. Entre as vantagens dessa técnica estão a redução dos custos de produção, a capacidade de regeneração dos solos cultiváveis, e o aumento do valor agregado aos produtos agrícolas, sobretudo quando se trata da comercialização de produtos orgânicos.

O projeto é coordenado pelo professor e pesquisador Ronaldo Pierosan, da Faculdade de Geociências da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), em parceria com a Companhia Matogrossense de Mineração (Metamat) e o Sistema Famato.

De acordo com Ronaldo Pierosan, a técnica de  rochagem consiste na pulverização e aplicação de pós de rocha em áreas de produção agrícola e pastagens, sem a necessidade de compostos químicos. 

“Espera-se que esse projeto desperte o interesse dos produtores sobre o uso de remineralizadores de solo em Mato Grosso. Incentive a pesquisa sobre a eficácia desses materiais e leve ao desenvolvimento da indústria de remineralizadores de solo no estado, gerando emprego, renda e desenvolvimento social. A iniciativa pode ser um importante passo rumo a uma agricultura mais sustentável e produtiva em Mato Grosso”.
As atividades de divulgação em campo foram realizadas em parceria com associações de produtores rurais e criadores para alcançar regiões favoráveis à ocorrência de rochas com potencial para serem usadas como remineralizadores de solo.

O projeto pode ser acessado de forma gratuita na internet pelo endereço (https://www.mineraisindustriais.com/).

Mato Grosso é uma potência na produção agrícola brasileira, sendo o maior produtor nacional de grãos, incluindo soja, milho, algodão e girassol, que representam 60% da produção agrícola da região Centro-Oeste. A atividade pecuária também desempenha um papel significativo na economia, fornecendo matéria-prima para a produção de proteína animal e apresentando um potencial de crescimento notável, graças aos avanços tecnológicos, às condições naturais do ecossistema e às políticas públicas adequadas.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet