Cuiabá, domingo, 28/04/2024
01:23:43
informe o texto

Notícias / Política

24/10/2023 às 17:35

TRAUMA DE 2020

Incêndio no ‘Parque das Onças’ acende alerta para fogo no Pantanal durante calor extremo

Ideia é evitar o tragédia de 3 anos atrás, quando 2 milhões de hectares foram destruídos pelo fogo

Jardel P. Arruda

Incêndio no ‘Parque das Onças’ acende alerta para fogo no Pantanal durante calor extremo

Foto: Fablicio Rodrigues/ALMT

O incêndio que já atinge 20 mil hectares no Parque Estadual Encontro das Água, no Pantanal, maior santuário de observação de onças pintadas, acendeu o alerta para a necessidade fortalecer a prevenção desse tipo de tragédias naturais e evitar que as chamas se alastrem durante os períodos de seca e calor extremo, como aconteceu em 2020, quando mais de 2 milhões de hectares foram destruídos pelo fogo. 

Esse foi tema da reunião da Comissão de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Recursos Minerais da Assembleia Legislativa, desta terça-feira (24), que contou com a participação do senador licenciado Wellington Fagundes (PL), do Corpo de Bombeiros e da Marinha.

“Agora, já existem pelo menos 20 mil hectares que foram queimados. Para equacioná-lo é preciso a participação de todos. É preciso reativar todas as mobilizações feitas com sucesso em 2020. O foco do debate é combater o incêndio. Experiência de 2020 foi amarga. O prejuízo foi muito grande para a nossa fauna e flora”, disse Wellington Fagundes.

Ele propôs a realização de uma nova audiência pública em Brasília, entre os órgãos públicos e as Ong’s, com a Comissão de Orçamento do Senado Federal para tratar, especificamente, do Pantanal de Mato Grosso.

Já o deputado Carlos Avallone, presidente da Comissão de Meio Ambiente,  afirmou que a reunião é importante para mostrar a diferença entre os incêndios que aconteceram em 2020, com o que está acontecendo em 2023, no Pantanal de Mato Grosso. 

“Hoje, são incêndios pontuais, mas graves que precisam ser combatidos. Mas os trabalhos que foram feitos, há dois anos, o governo do estado investiu mais de sessenta milhões de reais”, diz Avallone.

O comandante-geral do Corpo de Bombeiros, Alexandre Borges, afirmou que em números absolutos os estados do Acre e Tocantins estão na frente em focos de queimadas. Em nível de Brasil, segundo ele, Mato Grosso está na sexta posição. “Não é um ranking que se deva festejar, mas é o que está acontecendo. O trabalho é integrado, especialmente, no Pantanal”, disse Borges.

No encontro das águas no Pantanal, até início de outubro deste ano, de acordo com Borges, “houve um fato da natureza que iniciou o incêndio através de descargas atmosféricas. O local é isolado. Não temos qualquer acesso, nem por embarcação. É uma área inóspita. Entre as barreiras úmidas, não tem como você transpor a pé, e nem chegar com veículos, o local que temos para combater só chega de barco. É uma situação complexa e difícil”, explicou Borges.

 
Com informações da Assessoria
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet