Cuiabá, sábado, 27/04/2024
03:54:03
informe o texto

Notícias / Agro e Economia

31/10/2023 às 11:50

ORIENTAÇÃO

Indústrias florestais de Mato Grosso aderem ao projeto Base Segura

​O projeto tem duração de um ano e abrange atendimentos, assessorias, consultorias, palestras, treinamentos e avaliação de riscos nas indústrias de base florestal

Leiagora

Indústrias florestais de Mato Grosso aderem ao projeto Base Segura

Foto: Assessoria

Para aumentar a proteção e segurança dos trabalhadores do setor de base florestal, o Centro das Indústrias Produtoras e Exportadoras de Madeira (Cipem), reforçou a parceria com o Serviço Social da Indústria (Sesi), para garantir a efetividade do projeto Base Segura, iniciado em maio deste ano, atendeu 139 empresas associadas aos oito sindicatos que integram o Cipem.

O projeto Base Segura com duração de um ano, abrange atendimentos, assessorias, consultorias, palestras, treinamentos e avaliação de riscos nas indústrias de base florestal de Mato Grosso.

O encontro com os técnicos do Sesi ocorreu durante a 8ª Reunião Ordinária da Diretoria do Cipem, realizada na última quinta-feira (26), na Federação das Indústrias de Mato Grosso (Fiemt).

Na ocasião, o presidente do Cipem, Ednei Blasius, coordenou o diálogo com empresários do setor de base florestal em relação a outros temas, como a participação em eventos nacionais e internacionais, incluindo o Fórum Global da Madeira, na China, neste mês de novembro. Exportações, incentivos ao setor e avanços no desenvolvimento sustentável também pautaram a reunião.

Durante o encontro o presidente da entidade, explicou, que, consciente das potenciais notificações no setor e com o objetivo de minimizar futuros impactos nas empresas da base florestal, o Cipem buscou apoio junto à Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso (Fiemt). "Essa colaboração resultou no desenvolvimento do projeto "Base Segura", um trabalho impotante que visa apoiar nessa primeira fase, 205 indústrias do setor em vários aspectos, incluindo a qualificação da mão de obra e a adequação das instalações e máquinas para cumprir as regulamentações, como a NR 12, que trata da proteção coletiva dos colaboradores em relação ao maquinário", pontuou Blasius.

A carga horária do projeto Base Segura prevê 374 horas de atendimento aos empresários e trabalhadores das indústrias de base florestal. Desde o início foram realizadas 48h de consultoria técnica, 18h de palestras, 32h de treinamentos e 154h para apreciação de riscos.

São contempladas orientações com foco em 8 Normas Regulamentadoras (NRs), tais como gerenciamento de riscos ocupacionais e prevenção em SST (NR 1), comissão interna de prevenção de acidentes (NR 5), equipamento de proteção individual (NR 6), programa de controle médico de saúde ocupacional (NR 7), edificações (NR 12), condições de trabalho e conforto nos locais de trabalho (NR 24) e sinalização de segurança (NR 26). 

“Entregamos um projeto referência para implementação de melhorias mecânicas e elétricas nas indústrias”, complementou a gerente do Instituto Senai de Tecnologia, Tuka Martins, na apresentação dos resultados do projeto Base Segura, durante a reunião Ordinária da Diretoria do Cipem.

Serviço - A partir desta terça-feira (31) até o dia 09 de novembro, um técnico do projeto Base Segura estará na região de Sinop, Alta Floresta e Sinop. Interessados em obter informações sobre o projeto podem entrar em contato diretamente com o engenheiro responsável no telefone: 65 99961 5699.

 
Da assessoria
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet